Visite um supermercado e identifique um produto que potencialmente esteja realizando o chamado "greenwashing". Em seguida, aplique o protocolo dos "Sete Pecados da Rotulagem Ambiental" e avalie o quanto a comunicação deste é comprometida com uma abordagem socioambiental ou não Dica: segundo levantamento do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (IDEC), 37% dos produtos de higiene e cosmésticos, 66% dos produtos de limpeza e 75% das utilidades domésticas praticam o "greenwashing" Alternativa: a mesma atividade pode ser realizada em algum dos empórios e lojas especializadas em "produtos saudáveis" Fonte: GRAZIELA, E. A propaganda sustentável enganosa. Ambiental Mercantil, 30 ago. 2020. Disponível em: https://noticias.ambientalmercantil.com/30/08/2020/a-propaganda-sustentavel-enganosa/ Roteiro 1.O apelo ecológico está se referindo a apenas a uma questão ambiental restrita?(Custo Ambiental Camuflado) Se sim, procure por informações adicionais que possam lhe fornecer uma imagem mais clara do impacto ambiental do produto. 2.O apelo fornece maiores informações e evidências sobre sua proveniência?(Falta de Prova) Um marketing ambiental correto ajuda o consumidor a encontrar evidências e aprender mais sobre tal atributo. Web sites, certificados de terceiros, telefones gratuitos (0800) são formas fáceis e efetivas em fornecer provas. 3.O apelo ambiental é autoexplicativo? Se não, apresenta alguma explicação sobre seu significado? (Incerteza) Sem a devida explicação produtos que se apresentam como “ecologicamente corretos”, “amigo do planeta”, são vagos e sem sentido. 4.Poderiam todos os produtos desta categoria apresentar o mesmo apelo?(Irrelevância) O exemplo mais comum de se encontrar é a afirmação “Não contém CFC”, considerada irrelevante, pois nenhum produto é fabricado com clorofluorcarbonetos. 5.Quando checo o apelo feito, ele é verdadeiro?(Mentira) Os exemplos mais frequentes são quando o produto apresenta um certificado de terceira parte de maneira falsa. 6.O apelo tenta fazer o consumidor se sentir mais “verde” em relação a categoria de um produto que tem seu benefício ambiental questionado?(“Menos Pior”) Consumidores preocupados, por exemplo, com os efeitos colaterais do tabaco e do cigarro seriam mais responsáveis se parassem de fumar do que se comprassem cigarros orgânicos. 7.O certificado apresentado pelo produto é realmente endossado por terceiros?(Culto a Falsos Rótulos) Procure se informar sobre os verdadeiros selos de certificação ecológicos para não ser enganado por simples imagens ou selos sem certificação alguma.