Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/10089

Compartilhe esta página

Título: Bibliometria, cientometria, infometria: conceitos e aplicações
Título(s) alternativo(s): BIBLIOMETRICS, SCIENTOMETRICS, INFORMETRICS: CONCEPTS AND APPLICATIONS
Autor(es): SANTOS, Raimundo Nonato Macedo dos
KOBASHI, Nair Yumiko
Palavras-chave: Estudos métricos da informação; Bibliometria; Cientometria; Infometria
Data do documento: Jan-2009
Editor: Tendências da Pesquisa Brasileira em Ciência da Informação
Citação: SANTOS, R. N. M. ; KOBASHI, Nair Yumiko . BIBLIOMETRIA, CIENTOMETRIA, INFOMETRIA: CONCEITOS E APLICAÇÕES. Tendências da Pesquisa Brasileira em Ciência da Informação, 2009.
Série/Relatório no.: v 2;n 1
Abstract: Análise da constituição e institucionalização da bibliometria, da cientometria e da infometria. O estudo teve como objetivos principais identificar os conceitos-chave dessas disciplinas, suas semelhanças e diferenças, suas potencialidades e limites e as tendências contemporâneas da pesquisa. De natureza exploratória, o estudo se apoiou em literatura clássica e recente da área. Observou-se que, num primeiro momento, com o nome de bibliometria, os estudos procuravam quantificar os produtos da atividade científica (livros, artigos e revistas) para fins de gestão de bibliotecas e bases de dados; a cientometria, por sua vez, se constituiu como modelo que se preocupa com a interpretação dos dados quantitativos, à luz das teorias construídas no âmbito das ciências humanas e sociais (CHS). Seu objetivo principal é fornecer insumos para o planejamento e a avaliação de políticas científicas. A infometria, modelo mais recente, se apropria dos métodos bibliométricos e cientométricos para apreender os aspectos cognitivos da atividade científica. Nesse sentido, tem como preocupação central conhecer o estado-da-arte dos diferentes domínios do conhecimento. Observou-se, também, interesse crescente por técnicas de visualização da informação, com a finalidade de elaborar mapas que possam representar adequadamente os aspectos quantitativos e cognitivos da ciência. Conclui-se que os estudos métricos da informação se aproximam, desde Price, das CHS em busca de teorias e modelos que sustentem a interpretação dos dados quantitativos. Nesse sentido, os estudos métricos da informação, em sua configuração contemporânea, se configuram como campo interdisciplinar que se fertiliza entrecruzando as teorias e os métodos de quantificação com as teorias sociais.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/10089
Aparece nas coleções:Trabalhos de eventos (CAC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
BIBLIOMETRIA, CIENTOMETRIA, INFOMETRIA_CONCEITOS E APLICAÇÕES.pdf784,32 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.