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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/10185
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Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
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dc.contributor.advisor | Roazzi, Antonio | - |
dc.contributor.author | Matos, Débora Kardozo Rabelo | - |
dc.date.accessioned | 2015-03-03T18:39:20Z | - |
dc.date.available | 2015-03-03T18:39:20Z | - |
dc.date.issued | 2013-01-31 | - |
dc.identifier.citation | Matos, Débora Kardozo Rabelo.Apego e Habilidades Escolares em Alunos de Educação Infantil.Recife: UFPE, 2013. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/10185 | - |
dc.description.abstract | A teoria do Apego, desenvolvida por John Bowlby, a partir das contribuições de Mary Ainsworth, considera que os padrões de cuidados maternos e o tipo de relação da mãe para com a criança desenvolvem nesta determinadas representações de si mesma e de suas relações com o outro e com o mundo. Essas representações servem como base para padrões de comportamento e afeto nas relações, chamadas Internal Working Model(IWM) ou Modelos Operativos Internos, os quais são também influenciados por figuras secundárias de apego, tal como a professora de Educação Infantil. O presente trabalho teve como objetivo estudar de que forma os Modelos Operativos Internos repercutem sobre o aprendizado das habilidades escolares de Matemática, Leitura e Escrita em alunos da Educação Infantil. Participaram vinte e quatro alunos de Educação Infantil, da faixa etária de cinco anos. Foram averiguadas as relações de apego da criança para com a mãe e para com a professora. Os resultados foram correlacionados com o desempenho dos mesmos em atividades nas áreas de matemática, leitura e escrita. Aspectos da atitude da professora foram averiguados através de questionário específico. Os resultados apontam para a importância da relação de apego segura doaluno para com a professora e uma atitude de sensibilidade e disponibilidade por parte da professora como preditores de um bom desempenho na área de Matemática. O bom desempenho na área de escrita, por sua vez está relacionado a uma relação de segurança da criança para com figura de apego primária. De forma que as relações de apego, na forma de segurança/insegurança apresentaram-se como um fator significativo para o bom desenvolvimento de habilidades escolares em crianças de Educação Infantil. Tais resultados corroboram para o avanço da compreensão da dinâmica cognição-afeto. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | CNPQ; CAPES | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Teoria do apego | pt_BR |
dc.subject | Educação infantil | pt_BR |
dc.subject | Relação professor - aluno | pt_BR |
dc.subject | Habilidades escolares | pt_BR |
dc.title | Apego e Habilidades Escolares em Alunos de Educação Infantil | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | Dissertações de Mestrado - Psicologia Cognitiva |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
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Dissertaçao Debora Matos Apego e Habilidades Escolares em alunos de Educaçao Infanti.pdf | 1,79 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
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