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Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorRoazzi, Antonio -
dc.contributor.authorMatos, Débora Kardozo Rabelo-
dc.date.accessioned2015-03-03T18:39:20Z-
dc.date.available2015-03-03T18:39:20Z-
dc.date.issued2013-01-31-
dc.identifier.citationMatos, Débora Kardozo Rabelo.Apego e Habilidades Escolares em Alunos de Educação Infantil.Recife: UFPE, 2013.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/10185-
dc.description.abstractA teoria do Apego, desenvolvida por John Bowlby, a partir das contribuições de Mary Ainsworth, considera que os padrões de cuidados maternos e o tipo de relação da mãe para com a criança desenvolvem nesta determinadas representações de si mesma e de suas relações com o outro e com o mundo. Essas representações servem como base para padrões de comportamento e afeto nas relações, chamadas Internal Working Model(IWM) ou Modelos Operativos Internos, os quais são também influenciados por figuras secundárias de apego, tal como a professora de Educação Infantil. O presente trabalho teve como objetivo estudar de que forma os Modelos Operativos Internos repercutem sobre o aprendizado das habilidades escolares de Matemática, Leitura e Escrita em alunos da Educação Infantil. Participaram vinte e quatro alunos de Educação Infantil, da faixa etária de cinco anos. Foram averiguadas as relações de apego da criança para com a mãe e para com a professora. Os resultados foram correlacionados com o desempenho dos mesmos em atividades nas áreas de matemática, leitura e escrita. Aspectos da atitude da professora foram averiguados através de questionário específico. Os resultados apontam para a importância da relação de apego segura doaluno para com a professora e uma atitude de sensibilidade e disponibilidade por parte da professora como preditores de um bom desempenho na área de Matemática. O bom desempenho na área de escrita, por sua vez está relacionado a uma relação de segurança da criança para com figura de apego primária. De forma que as relações de apego, na forma de segurança/insegurança apresentaram-se como um fator significativo para o bom desenvolvimento de habilidades escolares em crianças de Educação Infantil. Tais resultados corroboram para o avanço da compreensão da dinâmica cognição-afeto.pt_BR
dc.description.sponsorshipCNPQ; CAPESpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectTeoria do apegopt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectRelação professor - alunopt_BR
dc.subjectHabilidades escolarespt_BR
dc.titleApego e Habilidades Escolares em Alunos de Educação Infantilpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Psicologia Cognitiva

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Dissertaçao Debora Matos Apego e Habilidades Escolares em alunos de Educaçao Infanti.pdf1,79 MBAdobe PDFVista previa
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