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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/10237
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Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | VASCONCELOS, Marco Tullio de Castro | |
dc.contributor.author | ARAUJO, Danilo Mikel Diniz Cabral de | |
dc.date.accessioned | 2015-03-03T19:50:25Z | |
dc.date.available | 2015-03-03T19:50:25Z | |
dc.date.issued | 2012-01-31 | |
dc.identifier.citation | ARAUJO, Danilo Mikel Diniz Cabral de. A reforma contábil em Instituições Federais de Ensino de Pernambuco: um estudo multicaso da aderência ao Manual de Contabilidade Aplicada ao Setor Público. 2012. Dissertação (Mestrado em Ciências Contábeis) – Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2012. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/10237 | |
dc.description.abstract | O objetivo deste estudo foi verificar o grau de aderência das Instituições Federais de Ensino (IFEs) do estado de Pernambuco ao Manual de Contabilidade da Secretaria do Tesouro Nacional. Trata-se de um estudo exploratório descritivo do tipo multicaso, com abordagem quantitativa e qualitativa. Foi desenvolvido com o universo que abrange as IFEs do estado de Pernambuco no período de janeiro a março de 2012. A coleta de dados foi realizada de forma presencial nos doze centros de ensino que compõem esse universo: Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), Fundação Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF) e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE) constituído por 9 centros de ensino. O processo de coleta de dados consistiu na aplicação de um questionário fechado e na realização de entrevista semi-estruturada com contadores representantes das instituições. A análise de dados constituiu-se na abordagem quantitativa e qualitativa. Para análise dos dados quantitativos foi realizada a estatística descritiva através do programa estatístico SPSS 13.0®, com apresentação dos resultados em quadros, gráficos e tabelas. Quanto à análise dos dados qualitativos, foi utilizado o método de análise de conteúdo. Conclui-se que houve pouco avanço na medida em que os ativos são valorados pelo valor original de entrada; as receitas e despesas são reconhecidas pelo enfoque orçamentário; e as provisões, na sua maioria, não são reconhecidas e estimadas. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Regime de competência | pt_BR |
dc.subject | administração pública | pt_BR |
dc.subject | contabilidade | pt_BR |
dc.subject | contabilidade governamental | pt_BR |
dc.title | A reforma contábil em instituições federais de ensino de Pernambuco: um estudo multicaso da aderência ao manual de contabilidade aplicada ao setor público | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Ciências Contábeis |
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