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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/10444

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorRoazzi, Antonio -
dc.contributor.authorVasconcelos, Thais Sampaio Furtado de-
dc.date.accessioned2015-03-04T17:48:02Z-
dc.date.available2015-03-04T17:48:02Z-
dc.date.issued2013-01-31-
dc.identifier.citationVASCONCELOS,Thaïs Sampaio Furtado de.A influência das relações de apego entre pais e filhos na compreensão das emoções pelos filhos. Recife, 2013. Dissertação (mestrado) - UFPE, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-graduação em Psicologia Cognitiva, 2013.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/10444-
dc.description.abstractA Compreensão das Emoções é um campo de estudo que cresce no interesse dos pesquisadores, dado sua capacidade de influenciar a interação social dos indivíduos. É na infância que a Compreensão das Emoções se desenvolve, atingindo seu auge por volta dos 11 anos de idade. O construto engloba o reconhecimento, o controle e a compreensão das emoções em si mesmo e nos outros. Muitos são os pesquisadores que investigam tal construto, muitas vezes estudando sua relação com outros. Neste caso, é possível se citar o Apego como um possível construto que influencia a Compreensão das Emoções pelas crianças, dado que o Apego é a primeira forma de interação do indivíduo, quando ele começará a compreender como suas ações e reações influenciam em suas relações com seu cuidador. O Apego foi estudado primeiramente por John Bowlby (1907-1990) em suas pesquisas na díade mãe-filho. O Apego se constitui como uma disposição em buscar proximidade e contato com uma figura específica, sendo o senso de segurança o aspecto central do Apego. Uma vez que o Apego se manifesta como a primeira forma de interação social do indivíduo, esta pesquisa teve por objetivo compreender como as relações de Apego dos pais com os filhos influenciam na Compreensão das Emoções dos filhos. Como participantes do estudo, 32 crianças da região metropolitana do Recife – PE foram selecionadas, com idade entre 4 e 6 anos. Os responsáveis assinaram um Termo de Consentimento Livre e Esclarecido, em que o anonimato foi garantido, dando permissão para a participação de seus filhos. As crianças responderam ao Teste de Compreensão das Emoções (TEC) e ao Separation Anxiety Test (SAT), ambos aplicados na escola em que as crianças foram selecionadas. Para analisar os dados foi utilizada a estatística descritiva, além de testes de Qui- Quadrado e Técnica dos Pontos. Para relacionar as varáveis, foram utilizadas análises multidimensionais, especificamente SSA (Smallest Space Analysis). Com este trabalho, espera-se ampliar, em âmbito nacional, as pesquisas na área de compreensão das emoções, tão escassas em nosso país, além de auxiliar na compreensão do desenvolvimento humano e na importância da influência dos pais na criação de seus filhos.pt_BR
dc.description.sponsorshipCNPQ ; CAPESpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectcompreensão das emoçõespt_BR
dc.subjectApegopt_BR
dc.subjectpaispt_BR
dc.subjectfilhospt_BR
dc.titleA influência das relações de apego entre pais e filhos na compreensão das emoções pelos filhospt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Psicologia Cognitiva

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