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Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/10829

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Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorSilva, Eduardo Duarte Gomes da -
dc.contributor.authorGomes, Mariana Andrade-
dc.date.accessioned2015-03-05T17:52:59Z-
dc.date.available2015-03-05T17:52:59Z-
dc.date.issued2013-01-31-
dc.identifier.citationGOMES, Mariana Andrade. A trilogia do riso: riso, transgressão e política na Trilogia della vita de Pier Paolo Pasolini. Recife, 2013. 167 f. Dissertação (mestrado) - UFPE, Centro de Artes e Comunicação, Programa de Pós-graduação em Comunicação, 2013.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/10829-
dc.description.abstractDesde suas mais remotas produções estéticas e filosóficas, o homem demonstrou a necessidade e o interesse pelo riso. Ambivalente desde o início, o riso possui o poder de afirmar ou subverter, o que lhe concede um eficaz teor político e ideológico, refletindo metaforicamente a conjuntura na qual se insere. O valor que as sociedades atribuíram ao riso foi se modificando no decorrer do tempo,e suas características seguiram o compasso destas transformações ideológicas, históricas, culturais, sociais e estéticas. É no contexto histórico, cultural e social do riso contemporâneo e em suas ligações como riso coletivo e ritualizado medieval e oriental, evocado pelas obras homônimas que servem de base para o conjunto dos três filmes, que esta dissertação pretende analisar a Trilogia della vita, do cineasta italiano Pier Paolo Pasolini. Portanto, o presente estudo propõe o seguinte problema: como as obras Decameron(1971), The Canterbury Tales (1972) e Arabian Nights (1974) dialogam com a tradição cômica popular, especialmente em suas raízes medievais, servindo como projeto político que problematiza a corrupção dos corpos e das mentes nas circunstâncias do capitalismo tardio moderno.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectRisopt_BR
dc.subjectPolíticapt_BR
dc.subjectCinemapt_BR
dc.subjectPasolinipt_BR
dc.titleA trilogia do riso: riso, transgressão e política na trilogia della vita de Pier Paolo Pasolinipt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Comunicação

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