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Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorLucena, Eduardo de Aquino -
dc.contributor.authorMoraes, Ionete Cavalcanti-
dc.date.accessioned2015-03-06T12:38:40Z-
dc.date.available2015-03-06T12:38:40Z-
dc.date.issued2013-02-25-
dc.identifier.citationMORAES, Ionete Cavalcanti de. Aprendizagem de gestores sobre suas práxis de estratégia: um estudo qualitativo em uma organização produtora de álcool do Estado de Pernambuco. Recife, 2013. 192 f. Tese (doutorado) - UFPE, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Programa de Pós-graduação em Administração, 2013.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/11036-
dc.description.abstractEste estudo teve como objetivo geral compreender como gestores do setor sucroalcooleiro aprendem sobre suas práxis de estratégia, mais especificamente as relacionadas à rotina de controle de qualidade do processo de produção do álcool. Quatro práxis de estratégia ligadas a esta rotina foram identificadas: analisar situações, planejar, criar parâmetros e procedimentos de controle e gerenciar equipes. Duas teorias da área de aprendizagem organizacional - a aprendizagem pela experiência e a aprendizagem situada - foram utilizadas como lente para investigar este fenômeno. Utilizou-se também como fundamentação teórica, estudos das abordagens da estratégia como prática e gestão da qualidade. Trata-se de um estudo qualitativo de caso único, e foi realizado em uma usina que produz álcool situada na Zona da Mata Norte do estado de Pernambuco. A coleta de dados foi realizada por meio de nove entrevistas semiestruturada, observação e documentos. A análise dos dados compreendeu uma descrição rica do caso, interpretação dos dados e a formação das categorias que responderam às perguntas de pesquisa. Os resultados da pesquisa indicam que a aprendizagem dos gestores ocorre cotidianamente, no momento em que vivenciam situações habituais e novas. À medida que eles vivenciam estas situações, passam a observar e refletir sobre as mesmas, buscando sempre maneiras mais eficientes de realizar suas práxis. Os achados também revelaram que os gestores aprendem ao interagir com diferentes pessoas e ao participar de comunidades de prática. No que se refere ao conteúdo da aprendizagem dos gestores, concluiu-se que precisaram aprender a analisar situações, planejar, criar parâmetros e procedimentos de controle e gerenciar equipes.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEstratégia como práticapt_BR
dc.subjectPráxis de estratégiapt_BR
dc.subjectTeoria da aprendizagem pela experiênciapt_BR
dc.subjectTeoria da aprendizagem situadapt_BR
dc.titleAprendizagem de gestores sobre suas práxis de estratégia: um estudo qualitativo em uma organização produtora de álcool do Estado de Pernambucopt_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR
Aparece en las colecciones: Teses de Doutorado - Administração

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