Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/11094
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | GOUVEIA, Raimundo | |
dc.contributor.author | SANTOS, Carina Pessoa | |
dc.date.accessioned | 2015-03-06T13:32:37Z | |
dc.date.available | 2015-03-06T13:32:37Z | |
dc.date.issued | 2012-01-31 | |
dc.identifier.citation | SANTOS, Carina Pessoa. 'Ele é multifacetado': as representações sociais do fracasso escolar construídas e compartilhadas por psicólogos educacionais. Recife, 2012. 150 folhas Dissertação (mestrado) - UFPE, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-graduação em Psicologia. Recife, 2012. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/11094 | |
dc.description.abstract | O fracasso escolar está geralmente associado a estudantes da rede pública, com possíveis dificuldades devido à pobreza e desestruturação familiar. Pesquisas sobre representações sociais do fracasso escolar apontam compreensões que culpam alunos e suas condições de vida, colocando em segundo plano a escola, professores e demais envolvidos. Sob influência do modelo psicométrico, os psicólogos educacionais buscaram identificar e diagnosticar dificuldades de adaptação e aprendizagem, orientar esses casos e encaminhá-los para tratamentos adequados. Contudo, as demandas exigiam que esse profissional saísse das salas de atendimento e interagisse com as questões da escola. O objetivo da pesquisa é compreender as representações sociais do fracasso escolar, construídas e compartilhadas por psicólogos educacionais. Especificamente: caracterizar o perfil e o papel profissional do psicólogo educacional de Recife; apontar o que os profissionais compreendem por fracasso escolar; averiguar se os participantes estabelecem relações entre o trabalho do psicólogo educacional e o fracasso escolar, conhecendo estas possíveis relações; identificar estratégias utilizadas para lidar com o fracasso escolar. Participaram da pesquisa sessenta psicólogos atuantes na Região Metropolitana do Recife, 2 homens e 58 mulheres, com idades entre 23 e 59 anos e média de 36,3 anos. Estes profissionais atuavam em escolas particulares (53), escolas públicas municipais (3), ONGs voltadas para a educação (2) e Secretaria de Educação (2). Responderam individualmente a questionário com dados sócio-demográficos e três questões referentes a seu papel no contexto escolar, às principais demandas atendidas e situações de intervenção; e a uma associação livre cujo termo indutor foi “fracasso escolar”. Os dados sócio-demográficos foram analisados com auxílio do software EXCEL; as questões abertas trabalhadas mediante análise de conteúdo temática e a associação livre analisada a partir do software EVOC. Quinze participantes, com tempo mínimo de 3 anos atuando na área, responderam a entrevista semi-estruturada abordando o fracasso escolar. Estas entrevistas foram trabalhadas mediante análise de conteúdo temática e com auxílio do software ALCESTE. Os resultados mostram a presença da tensão individual versus coletivo nas representações sociais, que se encontram focadas nos atores envolvidos com o fracasso escolar: alunos, professores, familiares e escola; em seu contexto de aparecimento e nas relações aí estabelecidas. Conteúdos da zona central envolvem problemas emocionais, ausência de limites, questões familiares e professor. No sistema periférico destacou-se o foco no aluno/escola: dificuldade, compromisso, baixa auto-estima, motivação, frustração e inadequação; e questões relacionadas à prática docente como aulas, políticas pedagógicas, rotina, salários. A zona de contrate é composta por conteúdos da relação ensino-aprendizagem como acompanhamento, aprendizagem, avaliação, compreensão, desmotivação, despreparo, ensino, indisciplina e metodologia, indicando compreensões múltiplas, ao invés de se centrar no aluno/família/professor. No entanto, explicações un | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Fracasso escolar | pt_BR |
dc.subject | Psicologia educacional | pt_BR |
dc.subject | Representações sociais | pt_BR |
dc.subject | Atuação profissional. | pt_BR |
dc.title | “Ele é multifacetado" : as representações sociais do fracasso escolar construídas e compartilhadas por psicólogos educacionais | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Psicologia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
CARINA PESSOA.pdf | 3,02 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons