Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/11323
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.contributor.advisor | Marcuschi, Elizabeth | - |
| dc.contributor.author | Lima, Angela Valéria Alves de | - |
| dc.date.accessioned | 2015-03-06T19:12:11Z | - |
| dc.date.available | 2015-03-06T19:12:11Z | - |
| dc.date.issued | 2013-02-28 | - |
| dc.identifier.citation | LIMA, Angela Valéria Alves de. Atividades de linguagem em transformação: o processo seletivo do Colégio de Aplicação da UFPE. Recife, 2013. 412 f. Tese (doutorado) - UFPE, Centro de Artes e Comunicação, Programa de Pós-graduação em Letras, 2013 | pt_BR |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/11323 | - |
| dc.description.abstract | Neste trabalho, analisamos as atividades de leitura, produção de texto e gramática/análise linguística presentes nas provas de seleção para a 5ª série/o 6º ano do Ensino Fundamental do Colégio de Aplicação (CAp) da UFPE com o objetivo geral de investigar a noção de língua subjacente a tais atividades, evidenciando as transformações que elas sofreram num período de duas décadas. Para isso, realizamos uma pesquisa numa perspectiva sócio-histórica, com um corpus composto por 17 (dezessete) provas de seleção para o CAp desenvolvidas entre os anos de 1989 e 2009, o que nos permitiu mapear as transformações ou a estabilização das atividades de linguagem no referido material. Segundo van Dijk (2010, 2012), cada discurso corresponde a um ato enunciativo único, por ser resultado de ações sociais historicamente marcadas, mas também subjetivas, já que os sujeitos envolvidos na interação imprimem sua marca no discurso, a partir dos modelos de contextos construídos no momento da prática discursiva. Tais modelos representam a percepção que os indivíduos constroem sobre o entorno quando agem discursivamente, ou seja, no instante em que leem, escrevem, falam e ouvem. Esses modelos possuem categorias mais ou menos fixas, as quais não são imutáveis, pois são sempre atualizadas no momento da interação e compreendem o cenário (tempo e lugar), os participantes, com suas relações e papéis sociais, as ações, os objetivos e intenções e o conhecimento dos sujeitos envolvidos na prática discursiva. A partir da investigação de tais categorias, pudemos identificar a concepção de língua subjacente a cada atividade. Os dados de nosso corpus mostram que é perceptível, nas provas analisadas, um processo de transformação nas atividades de leitura, produção de texto e gramática/análise linguística, a partir da integração das concepções de língua adotadas pelo CAp. Isso pode ser confirmado pelo perfil de aluno que se infere da análise das questões de cada prova: ora visto como passivo, devendo apenas identificar e copiar informações explícitas do texto lido ou ainda corrigir os “erros” gramaticais encontrados num texto dado, ora visto como ativo, capaz de relacionar seus conhecimentos linguísticos e de mundo com o texto, para, dessa interação, construir uma possibilidade de sentido. Assim, afirmamos que a análise sócio-histórica do processo seletivo do CAp aponta para a existência de uma transformação na organização das provas no período de 1989 a 2009, já que estas, como práticas discursivas, são resultado da atualização constante de modelos de contexto subjetivos dos participantes envolvidos na produção e compreensão de discursos. | pt_BR |
| dc.language.iso | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
| dc.rights | openAccess | pt_BR |
| dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
| dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
| dc.subject | Concepção de língua | pt_BR |
| dc.subject | Colégio de Aplicação | pt_BR |
| dc.subject | Processo seletivo | pt_BR |
| dc.title | Atividades de linguagem em transformação: o processo seletivo do Colégio de Aplicação da UFPE | pt_BR |
| dc.type | doctoralThesis | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Teses de Doutorado - Linguística | |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| Tese Angela Lima.pdf | 9,15 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons

