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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/11336
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Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.contributor.advisor | Leal, Maria Virgínia | - |
| dc.contributor.author | Silva, Irenilda Francisca de Oliveira e | - |
| dc.date.accessioned | 2015-03-06T19:47:15Z | - |
| dc.date.available | 2015-03-06T19:47:15Z | - |
| dc.date.issued | 2013-01-31 | - |
| dc.identifier.citation | SILVA, Irenilda Francisca de Oliveira e. O lugar discursivo do discente em produções textuais acadêmicas: uma questão de autoria. Recife, 2013. 209 f. Tese (doutorado) - UFPE, Centro de Artes e Comunicação, Programa de Pós-graduação em Letras, 2013. | pt_BR |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/11336 | - |
| dc.description.abstract | Nesta tese, discutiu-se a construção de produções monográficas discentes, nas quais se aclara a inscrição do sujeito como autor de seu discurso. As análises empreendidas neste trabalho buscaram a identificação do lugar discursivo que o sujeito-aluno ocupa nos discursos acadêmicos, verificando como esse lugar interfere na constituição de sua identidade como autor. Foram utilizadas as teorias sobre a relevância da autoria, da identidade e da alteridade, destacando-se as várias estratégias linguísticas como elementos interferentes nos discursos produzidos. Partiu-se, principalmente, de preceitos de Bakhtin, sobre dialogismo e alteridade, sujeito e autoria, visando ao aprofundamento da análise concernente à inscrição do discente como autor. Dentre outros teóricos, viu-se Foucault, com a distinção que faz entre autor e produtor de linguagem, sendo eles os teóricos nucleares desta pesquisa, sem desmerecer a contribuição de outros estudiosos que também perscrutam esse aspecto autoral. Com esse fito, a metodologia adotada partiu das análises de produções discentes, constituindo-se um corpus a partir da seleção de dez monografias, de um Curso de Especialização de uma Instituição de Ensino Superior de Recife. Analisaram-se, sob uma perspectiva discursiva, as estratégias linguístico-discursivas adotadas pelos discentes, por meio das quais o acadêmico se reconhece como sujeito da linguagem e deixa registrado, em seu texto, indícios de autoria do discurso, tais como: o recurso ao discurso reportado, verificando-se as diferentes vozes sociais nele evocadas; a seleção lexical, inclusive dos verbos de elocução; representação de si próprio na construção discursiva, a partir da verificação da singularidade de sua opinião; e articulações discursivas promovidas de caráter argumentativo, com uso de modalizadores e da paráfrase. As análises procedidas possibilitaram um olhar acurado sobre a escrita acadêmica, compreendendo-se as marcas linguístico-discursivas por meio das quais se manifesta a autoria do sujeito, em seu texto monográfico. | pt_BR |
| dc.language.iso | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
| dc.rights | openAccess | pt_BR |
| dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
| dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
| dc.subject | autoria | pt_BR |
| dc.subject | lugar discursivo | pt_BR |
| dc.subject | estratégias linguístico-discursivas | pt_BR |
| dc.subject | monografia | pt_BR |
| dc.title | O lugar discursivo do discente em produções textuais acadêmicas: uma questão de autoria? | pt_BR |
| dc.type | doctoralThesis | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Teses de Doutorado - Linguística | |
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| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| Tese Irenilda F. Oliveira e Silva.pdf | 1,47 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
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