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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/11336

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dc.contributor.advisorLeal, Maria Virgínia -
dc.contributor.authorSilva, Irenilda Francisca de Oliveira e-
dc.date.accessioned2015-03-06T19:47:15Z-
dc.date.available2015-03-06T19:47:15Z-
dc.date.issued2013-01-31-
dc.identifier.citationSILVA, Irenilda Francisca de Oliveira e. O lugar discursivo do discente em produções textuais acadêmicas: uma questão de autoria. Recife, 2013. 209 f. Tese (doutorado) - UFPE, Centro de Artes e Comunicação, Programa de Pós-graduação em Letras, 2013.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/11336-
dc.description.abstractNesta tese, discutiu-se a construção de produções monográficas discentes, nas quais se aclara a inscrição do sujeito como autor de seu discurso. As análises empreendidas neste trabalho buscaram a identificação do lugar discursivo que o sujeito-aluno ocupa nos discursos acadêmicos, verificando como esse lugar interfere na constituição de sua identidade como autor. Foram utilizadas as teorias sobre a relevância da autoria, da identidade e da alteridade, destacando-se as várias estratégias linguísticas como elementos interferentes nos discursos produzidos. Partiu-se, principalmente, de preceitos de Bakhtin, sobre dialogismo e alteridade, sujeito e autoria, visando ao aprofundamento da análise concernente à inscrição do discente como autor. Dentre outros teóricos, viu-se Foucault, com a distinção que faz entre autor e produtor de linguagem, sendo eles os teóricos nucleares desta pesquisa, sem desmerecer a contribuição de outros estudiosos que também perscrutam esse aspecto autoral. Com esse fito, a metodologia adotada partiu das análises de produções discentes, constituindo-se um corpus a partir da seleção de dez monografias, de um Curso de Especialização de uma Instituição de Ensino Superior de Recife. Analisaram-se, sob uma perspectiva discursiva, as estratégias linguístico-discursivas adotadas pelos discentes, por meio das quais o acadêmico se reconhece como sujeito da linguagem e deixa registrado, em seu texto, indícios de autoria do discurso, tais como: o recurso ao discurso reportado, verificando-se as diferentes vozes sociais nele evocadas; a seleção lexical, inclusive dos verbos de elocução; representação de si próprio na construção discursiva, a partir da verificação da singularidade de sua opinião; e articulações discursivas promovidas de caráter argumentativo, com uso de modalizadores e da paráfrase. As análises procedidas possibilitaram um olhar acurado sobre a escrita acadêmica, compreendendo-se as marcas linguístico-discursivas por meio das quais se manifesta a autoria do sujeito, em seu texto monográfico.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectautoriapt_BR
dc.subjectlugar discursivopt_BR
dc.subjectestratégias linguístico-discursivaspt_BR
dc.subjectmonografiapt_BR
dc.titleO lugar discursivo do discente em produções textuais acadêmicas: uma questão de autoria?pt_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR
Aparece nas coleções:Teses de Doutorado - Linguística

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