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Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorABATH, Edístia
dc.contributor.advisorMUSTAFÁ, Alexandra
dc.contributor.authorVILLARROEL, Djanyse Barros Mendonça
dc.date.accessioned2015-03-09T14:16:27Z
dc.date.available2015-03-09T14:16:27Z
dc.date.issued2013-11-20
dc.identifier.citationVILLARROEL, Djanyse Barros Mendonça. O ensino da ética na formação profissional do/a assistente social. Recife, 2013. 155 f. Tese (doutorado) - UFPE, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Programa de Pós-graduação em Serviço Social, 2013.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/11471
dc.description.abstractEste trabalho é o resultado de um estudo que comporta diferentes fases de uma vida como profissional e pesquisadora em Serviço Social que culminou com uma pesquisa, durante o período de doutoramento, a qual versa sobre os determinantes estruturais, conjunturais, teóricos e metodológicos do ensino da matéria ética na atualidade da implementação das diretrizes curriculares da formação em serviço social. A pesquisa de campo, propriamente dita, apresenta a investigação realizada junto a onze unidades de ensino da região nordeste do Brasil, sob o pressuposto de que esse ensino conforma um tensionado padrão cultural no qual os fundamentos da Teoria Crítica comparecem com centralidade. Tensão esta provocada pela hegemonia do conservadorismo no âmbito da produção material e espiritual da vida social. A estruturação dos capítulos está organizada da seguinte forma: o primeiro e o segundo circunstanciam a hegemonia do pensamento conservador no ambiente socioeconômico, teórico, político, cultural das últimas décadas – seus conteúdos tratam da relação existente entre a formação profissional e os processos macroscópicos da vida social. Também abordam as principais características do pensamento ético na contemporaneidade. O terceiro aponta os marcos e questões vivenciados pelo Serviço Social brasileiro, no campo da formação, particularmente no que diz respeito ao ensino da matéria ética, a partir da proposta de currículo mínimo elaborada pela categoria profissional, em 1996, a qual referenciou as diretrizes curriculares vigentes. O quarto e último capítulo acrescenta dados coletados numa pesquisa de campo cujos resultados confirmam a pressuposição inicial que a aproximação do Serviço Social aos fundamentos da teoria crítica conferiu um rumo novo ao ensino da ética – o que não é sinônimo de ausência de dificuldades a serem superadas.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectFormação Profissionalpt_BR
dc.subjectDisciplina éticapt_BR
dc.subjectServiço Socialpt_BR
dc.titleO ensino da ética na formação profissional do/a Assistente Socialpt_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR
Aparece en las colecciones: Teses de Doutorado - Serviço Social

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