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Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorLIBONATI, Jeronymo José
dc.contributor.authorJULIÃO, Clayton de Mendonça
dc.date.accessioned2015-03-09T16:46:19Z
dc.date.available2015-03-09T16:46:19Z
dc.date.issued2014-02-17
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/11510
dc.description.abstractEsta pesquisa objetivou analisar a aderência do Modelo de Gestão Todos por Pernambuco à literatura para uso de indicadores de desempenho. Foi, portanto, realizada pesquisa qualitativa e descritiva, através de um estudo de caso no Modelo de Gestão Todos por Pernambuco, a qual abordou um objetivo estratégico desse modelo: o Pacto pela Educação. Para realização da investigação foram realizadas análise documental e observações diretas, bem como foram aplicadas oito entrevistas a gestores avaliadores e avaliados do governo do estado. Foram entrevistados o Gestor do Núcleo de Gestão por Resultados, um Gerente Regional de Educação e seis Diretores de escolas da rede pública estadual, os quais foram selecionados da Gerência Regional de Educação - GRE - Metropolitana Norte, sendo dois Diretores das melhores escolas dessa GRE, dois Diretores das escolas com pior posicionamento no ranking estadual, e outros dois que tiveram a maior, e a menor, variação percentual nos indicadores de desempenho. Os dados coletados foram analisados em conformidade com a literatura sobre indicadores de desempenho. E, por fim, o presente estudo concluiu que o Modelo de Gestão investigado observa parcialmente o que preconiza a literatura da área estudada. Como aspectos observados da literatura, o Modelo Todos por Pernambuco: apresenta um alinhamento entre o planejamento estratégico e seus orçamentos, é receptível a sugestões de alteração, criação e exclusão de indicadores, premia colaboradores que alcançam as metas, e dá transparência e publicidade dos resultados obtidos pelos gestores. E como aspectos não observados da literatura, o Modelo de Gestão estudado: não fez estudo das relações de causas e efeitos das perspectivas do modelo estudado, não avaliou os pontos críticos, não possui sistema próprio para acompanhamento dos indicadores e não dotou as entidades avaliadas com infraestrutura básica, conforme Termo de Compromisso.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectIndicadores de desempenhopt_BR
dc.subjectAvaliação de desempenhopt_BR
dc.subjectBalanced Scorecardpt_BR
dc.subjectSetor Públicopt_BR
dc.titleO uso de indicadores de desempenho: um estudo de caso sobre a aderência do modelo de gestão Todos por Pernambuco à Literaturapt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coSANTOS, Aldemar de Araújo
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Ciências Contábeis

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