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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/11531
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Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | MENEZES, Tatiane Almeida de | |
dc.contributor.author | FERNANDES, Flávia Emília Cavalcante Valença | |
dc.date.accessioned | 2015-03-09T17:57:02Z | |
dc.date.available | 2015-03-09T17:57:02Z | |
dc.date.issued | 2014-08-20 | |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/11531 | |
dc.description.abstract | Este trabalho objetivou avaliar o impacto da política de incentivos fiscais ao setor automotivo sobre a mortalidade por acidentes de motocicleta em Pernambuco, entre 2003 e 2011. Através do método de controle sintético foi obtido um contrafactual para a evolução da taxa de mortalidade por acidente de motocicleta, tendo em vista a impossibilidade de observar as taxas de mortalidade por esses acidentes na presença e ausência da política, lançando-se mão das demais causas de mortalidade por causas externas. Os resultados apontam para um crescimento da taxa de mortalidade por acidente de motocicleta, expressando aumento significativo após a implantação da política no final de 2008. Após a intervenção é evidente a divergência com que a evolução segue entre as taxas de motocicleta e sua causa sintética evidenciando o expressivo crescimento das mortes no estado. As demais causas utilizadas como controle apresentam-se seguindo a tendência que seria esperada caso não tivesse ocorrido a intervenção. Portanto, tal disparidade sugere o efeito negativo da política sobre a mortalidade em Pernambuco. As pessoas mais atingidas foram jovens do sexo masculino, com baixa escolaridade e da cor parda. Políticas econômicas pontuais, que gerem um aumento no número de motocicletas circulantes sem que políticas públicas de melhorias das vias e ações intersetoriais de promoção e prevenção a saúde sejam efetivadas, contribuirão para o aumento das mortes no trânsito causadas por motocicletas. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Avaliação de Políticas Públicas | pt_BR |
dc.subject | Controle Sintético | pt_BR |
dc.subject | Saúde Pública | pt_BR |
dc.subject | Política Pública – Avaliação | pt_BR |
dc.subject | Política de Saúde | pt_BR |
dc.title | Avaliação do impacto da política de incentivos fiscais ao setor automotivo sobre a mortalidade por acidente de motocicleta | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co | CALDAS JÚNIOR, Arnaldo de França | |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Gestão e Economia da Saúde |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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DISSERTAÇÃO Flávia Emília Fernandes.pdf | 752,21 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
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