Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/11534

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorNINO, Maria do Carmo
dc.contributor.authorGANDIER, Ângela Maranhão
dc.date.accessioned2015-03-09T18:02:48Z
dc.date.available2015-03-09T18:02:48Z
dc.date.issued2013-02-28
dc.identifier.citationGANDIER, Angela Maranhão. Memória & história, fotografia & cinema nas narrativas transemióticas de Valêncio Xavier. Recife, 2013. 180 f. Tese (doutorado) - UFPE, Centro de Artes e Comunicação , Programa de Pós-graduação em Letras, 2013.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/11534
dc.description.abstractA obra literária de Valêncio Xavier (1933-2008) confere ao autor as marcas de originalidade inconfundíveis, figurando como uma das criações mais densas da literatura brasileira, no sentido de refletir os dilemas e impasses da cultura contemporânea. Minha proposta nesta tese é discutir a interferência da Memória & da História, da Fotografia & do Cinema nas narrativas transemióticas do autor, como resultado final da pesquisa que investigou a configuração de texto & imagem nos seguintes livros-invenção: a coletânea de contos O Mez da Grippe e outras histórias (1998), o romance Minha Mãe Morrendo e o Menino Mentido (2001) e Crimes à moda antiga: contos verdade (2004). Na abordagem do tema, o meu propósito é discorrer sobre a centralidade que a imagem ocupa no processo discursivo do autor, perspectivando as obras xavierianas no âmbito da literatura e da arte brasileira contemporânea. A obra de Valêncio Xavier é certamente a que revela de modo mais criativo as possibilidades da literatura atuar como eixo relacional aberto a interações com outras artes. A imagem interfere na narrativa como princípio formal, sendo responsável tanto pela coerência estrutural como pela originalidade das obras. Além dos aspectos apontados, busquei examinar de que maneira e por meio de quais estratégias discursivas a obra de Xavier dialoga com o passado estético-formal da literatura brasileira. Os livros-invenção do autor acenam para o cruzamento de práticas e procedimentos que redefinem um novo conceito de livro que esteve no horizonte dos modernistas. Redefinem sob outras estratégias de intervenção, mas sem deixar de assimilar suas linhas essenciais. Dentro desse contexto, o meu objetivo principal é estabelecer uma interlocução entre a literatura, o cinema, a fotografia, a pintura e artes plásticas e gráficas, ancorada na linha de pesquisa em que esta tese se insere: Literatura e Intersemiose. Por essa razão, optei por uma abordagem metodológica interpretativa, de âmbito literário, filosófico, histórico e artístico.pt_BR
dc.description.sponsorshipCNPQpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectMemóriapt_BR
dc.subjectFotografiapt_BR
dc.subjectCinemapt_BR
dc.subjectModernismo e Literatura Vanguardistapt_BR
dc.subjectConfiguração de Texto & Imagempt_BR
dc.subjectTransemiosept_BR
dc.subjectValêncio Xavierpt_BR
dc.titleMemória & História, Fotografia & Cinema nas narrativas transemióticas de Valêncio Xavierpt_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR
Aparece en las colecciones: Teses de Doutorado - Teoria da Literatura

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TESE Angela Gandier.pdf7,54 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons