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Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorRocha, Maria Eduarda da Mota -
dc.contributor.authorFigueiredo Sobrinho, Carlos Peres de-
dc.date.accessioned2015-03-10T17:58:14Z-
dc.date.available2015-03-10T17:58:14Z-
dc.date.issued2014-01-31-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/11719-
dc.description.abstractO presente trabalho estuda as consequências políticas do que denominamos jornalismo de serviço, tendo como objeto de estudo o quadro calendário do NETV, integrante do telejornal local diário da TV Globo na Região Metropolitana do Recife (RMR), NETV 1ª Edição. As reportagens produzidas nesse modelo de jornalismo de serviço pretendem contar com a participação da audiência que denuncia ao telejornal problemas de infraestrutura urbana ou de serviços públicos prestados de forma deficitária, vivenciados geralmente em localidades carentes da RMR. Dessa forma, o telejornal oferece uma oportunidade de participação que a população não experimenta por canais oficiais de comunicação com o poder público. Para isso, o jornalismo de serviço simula uma esfera pública deliberativa em que os participantes do quadro, jornalistas e representantes dos órgãos públicos deveriam ser tratados como iguais. Em situação de pobreza política, os participantes do calendário do NETV participam de uma barganha simbólica em que ganham visibilidade para suas reivindicações, sentindo que seus direitos são reconhecidos, e dão em troca a sua voz para que a emissora atue como instância de fiscalização “legítima” do poder público. Para entendermos como a emissora realiza o sequestro da voz dos participantes usamos o método da Análise Crítica do Discurso. Também lançamos mão de entrevistas semi-estruturadas para compreendermos o contexto em que se dá a participação dos informantes no quadro calendário do NETV. Em nossa pesquisa, descobrimos que os participantes do calendário aderem ao jornalismo de serviço como último recurso depois de tentarem contato com o poder público pelos canais oficiais. Além disso, a Globo consegue um grande de poder simbólico como o jornalismo de serviço, tendo um grande ganho de credibilidade junto ao público alvo do calendário.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectParticipaçãopt_BR
dc.subjectDeliberaçãopt_BR
dc.subjectEsfera Públicapt_BR
dc.subjectTelejornalismopt_BR
dc.subjectJornalismo de Serviçopt_BR
dc.titleJornalismo de serviço : política, discurso, representação e participação em disputapt_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR
Aparece en las colecciones: Teses de Doutorado - Sociologia

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