Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/12024
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | ALBERNAZ, Lady Selma Ferreira | |
dc.contributor.author | RABELO, Marcela Monteiro | |
dc.date.accessioned | 2015-03-11T18:26:14Z | |
dc.date.available | 2015-03-11T18:26:14Z | |
dc.date.issued | 2014-01-31 | |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/12024 | |
dc.description.abstract | O candombe é uma manifestação da cultura popular que ocorre no Uruguai, principalmente entre os festejos natalinos e o período carnavalesco, e possui sua maior expressão na cidade de Montevidéu. Caracterizado como cortejo, o candombe é composto de música e dança, sendo esta última o centro das discussões apresentadas neste trabalho. Além do espaço festivo da rua, novas situações de competição, implementadas no decorrer do século XX, levaram o candombe a se estabelecer enquanto concurso que ocorre na rua e no palco. Acompanhando este processo de expansão, a prática do candombe, historicamente vinculada à comunidade afro-uruguaia, toma hoje proporções maiores, atingindo novos atores e configurações sociais, sendo elevada a símbolo da identidade nacional. Entretanto, esta nova posição do candombe para o país é carregada de contradições, na medida em que conflitos e diálogos entre rua e palco, celebração e competição, negros e brancos, os “de dentro” e “os de fora” se estabelecem na busca por espaço e por legitimidade na manifestação. Este panorama revela-se nas diferentes propostas estéticas da dança/baile do candombe e suas formas de avaliação perante distintas situações de apresentação. Entre cortejar bailando pela rua, e ser cortejado bailando no palco, diversos sentidos são acionados (“Llamados”) pelos praticantes dessa dança diante de um trânsito de lugares e pessoas. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | CAPES | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Dança | pt_BR |
dc.subject | Cultura Popular | pt_BR |
dc.subject | Candombe Uruguaio | pt_BR |
dc.title | Cortejando pela rua, cortejando pelo palco: “llamadas” da dança no candombe uruguaio | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | Dissertações de Mestrado - Antropologia |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO Marcela Monteiro Rabelo.pdf | 7,38 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons