Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/12024

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorALBERNAZ, Lady Selma Ferreira
dc.contributor.authorRABELO, Marcela Monteiro
dc.date.accessioned2015-03-11T18:26:14Z
dc.date.available2015-03-11T18:26:14Z
dc.date.issued2014-01-31
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/12024
dc.description.abstractO candombe é uma manifestação da cultura popular que ocorre no Uruguai, principalmente entre os festejos natalinos e o período carnavalesco, e possui sua maior expressão na cidade de Montevidéu. Caracterizado como cortejo, o candombe é composto de música e dança, sendo esta última o centro das discussões apresentadas neste trabalho. Além do espaço festivo da rua, novas situações de competição, implementadas no decorrer do século XX, levaram o candombe a se estabelecer enquanto concurso que ocorre na rua e no palco. Acompanhando este processo de expansão, a prática do candombe, historicamente vinculada à comunidade afro-uruguaia, toma hoje proporções maiores, atingindo novos atores e configurações sociais, sendo elevada a símbolo da identidade nacional. Entretanto, esta nova posição do candombe para o país é carregada de contradições, na medida em que conflitos e diálogos entre rua e palco, celebração e competição, negros e brancos, os “de dentro” e “os de fora” se estabelecem na busca por espaço e por legitimidade na manifestação. Este panorama revela-se nas diferentes propostas estéticas da dança/baile do candombe e suas formas de avaliação perante distintas situações de apresentação. Entre cortejar bailando pela rua, e ser cortejado bailando no palco, diversos sentidos são acionados (“Llamados”) pelos praticantes dessa dança diante de um trânsito de lugares e pessoas.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectDançapt_BR
dc.subjectCultura Popularpt_BR
dc.subjectCandombe Uruguaiopt_BR
dc.titleCortejando pela rua, cortejando pelo palco: “llamadas” da dança no candombe uruguaiopt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Antropologia

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTAÇÃO Marcela Monteiro Rabelo.pdf7,38 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons