Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/12106
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | ATHIAS, Renato Monteiro | |
dc.contributor.author | PRESTES, Lauro José de Albuquerque | |
dc.date.accessioned | 2015-03-12T12:13:20Z | |
dc.date.available | 2015-03-12T12:13:20Z | |
dc.date.issued | 2013-09-19 | |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/12106 | |
dc.description.abstract | A escrita dessa dissertação teve como propósito a descrição das práticas interculturais que são utilizadas para a permanência do diálogo entre a Organização dos Professores Indígenas de Roraima (OPIRR) e a Secretaria de Estado da Educação e Desportos (SEED), na mediação pela consolidação de garantias constitucionais asseguradas as Escolas Indígenas em Roraima. A pesquisa foi desenvolvida entre os anos de 2011 e 2013, na cidade de Boa Vista e interior do estado, a partir da pesquisa documental, sobre fontes fornecidas pela SEED/DIEI, com a colaboração de professores indígenas associados à OPIRR, assim como através da observação participante realizada durante a realização de reuniões, encontros e assembléia de professores indígenas. Através dessa abordagem antropológica, versada sobre o discurso organizacional movido pela OPIRR em Roraima, acreditamos ter demonstrado a importância do diálogo intercultural produzido por esta organização indígena, na busca pela construção de uma sociedade justa, democrática e plural, no qual todos possam ter seus direitos reconhecidos e assegurados frente à Constituição brasileira. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Centro de Estudos e Pesquisas da Amazônia | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Práticas culturalistas | pt_BR |
dc.subject | Diálogo intercultural | pt_BR |
dc.subject | Educação indígena | pt_BR |
dc.title | Educação e diversidade em contexto de interculturalidade: a importância da OPIRR para a consolidação da educação indígena diferenciada em Roraima/RR | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co | CIRINO, Carlos Alberto Marinho | |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Antropologia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO Lauro José de Albuquerque Prestes.pdf | 2,14 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons