Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/12833
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | BRANDÃO, Ana Carolina Perrusi Alves | |
dc.contributor.author | NASCIMENTO, Bárbhara Elyzabeth Souza | |
dc.date.accessioned | 2015-04-10T13:11:21Z | |
dc.date.available | 2015-04-10T13:11:21Z | |
dc.date.issued | 2012-01-31 | |
dc.identifier.citation | NASCIMENTO, Barbhara Elyzabeth Souza. Argumentação nas rodas de história: reflexões sobre a mediação docente na educação infantil. Recife, 2012. 186f. : Dissertação (mestrado) - UFPE, Centro de Educação , Programa de Pós-graduação em Educação. Recife, 2012. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/12833 | |
dc.description.abstract | Neste estudo, buscamos investigar o trabalho de mediação de uma professora na condução de rodas de história, com vistas ao desenvolvimento de habilidades argumentativas de um grupo de crianças na última etapa da Educação Infantil. A pesquisa explorou os possíveis caminhos para a atuação da professora enquanto mediadora entre as crianças-ouvintes e os textos. Para isso, a docente foi solicitada a planejar cinco sessões de roda de história com o foco no desenvolvimento das habilidades argumentativas de seu grupo de crianças. Nos intervalos dessas sessões, ela também foi convidada para participar de encontros de discussão, reflexão e análise de sua própria prática. Tais encontros, mediados pela pesquisadora, ocorreram após cada uma das sessões de roda de história e neles a professora era confrontada com sua prática, assistindo a roda que havia conduzido e que estava registrada em vídeo. Assim como as sessões de leitura com as crianças, tais encontros de discussão com a docente foram videogravados e transcritos literalmente. A análise dos dados revelou que a professora era conhecedora de boas obras literárias para as crianças e que sabia fazer escolhas de textos com potencial argumentativo. Em todas as sessões também era perceptível seu comprometimento com o planejamento da roda que incluíam várias atividades antes e após a leitura dos livros para as crianças. No entanto, a docente não parecia conceber a conversa sobre o texto como uma atividade que por si própria poderia colaborar para construção de sentido e desenvolvimento de habilidades argumentativas. Na verdade, conforme pudemos perceber, a conversa sobre as histórias lidas não fazia parte de sua rotina com as crianças antes do início da pesquisa. Ao longo das sessões de leitura e encontros de discussão e reflexão com a pesquisadora, a docente foi aos poucos estabelecendo um tempo maior para conversar sobre os livros que lia. Apesar disso, no que se refere às intervenções de caráter argumentativo, a professora tendeu apenas a solicitar a opinião das crianças, sendo raras as vezes em que pedia justificativas ou estimulava o confronto de opiniões, o que ao nosso ver, constituem intervenções imprescindíveis para quem pretende promover a argumentação entre as crianças. Vale ressaltar porém, que os encontros em que a docente era confrontada com sua prática, revelaram-se importantes para aprimorar a capacidade crítica–reflexiva da professora. Tais encontros também evidenciaram a necessidade de implementarmos uma formação docente que priorize a reflexão sobre a prática e atribua à professora o papel de pesquisadora no complexo processo de produzir metodologias para o seu trabalho pedagógico com crianças pequenas. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | CNPq | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Educação Infantil | pt_BR |
dc.subject | Roda de história | pt_BR |
dc.subject | Argumentação | pt_BR |
dc.subject | Mediação docente | pt_BR |
dc.title | Argumentação nas rodas de história: reflexões sobre a mediação docente na educação infantil | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | Dissertações de Mestrado - Educação |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissertação_BÁRBHARA_ELYZABETH_SOUZA_NASCIMENTO___ÀREA_EDUCAÇÃO.pdf | 3,61 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons