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Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorMAIA, Lícia de Souza Leão
dc.contributor.authorBONA, Viviane de
dc.date.accessioned2015-04-13T13:53:51Z
dc.date.available2015-04-13T13:53:51Z
dc.date.issued2014-08-27
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/13030
dc.description.abstractO objetivo desta pesquisa é analisar as representações sociais de autonomia compartilhadas por professores de escola pública, identificando suas relações com o uso das tecnologias da informação e comunicação - TIC na prática docente. Difundiram-se discussões em torno do conceito de autonomia sendo defendido como princípio educacional tanto do professor quanto do aluno, em prol da consolidação de uma sociedade democrática onde o ser humano assume o papel de protagonista da construção social. Correspondendo a isso, cada vez mais presente no cotidiano escolar, o uso das tecnologias neste contexto é apontado como proporcionador do desenvolvimento de um sujeito autônomo. Tomando como referências teóricometodológicas a teoria das representações sociais, mais especificamente a abordagem estrutural, a pesquisa se constituiu a partir de dois estudos empíricos. O estudo 1 foi destinado à identificação do conteúdo e estrutura das representações sociais de autonomia e autonomia docente compartilhadas por 421 professores do estado de Pernambuco. Os dados foram coletados por meio de teste de associação livre e analisados com o auxílio dos softwares Trideux e Evoc, e ainda da Análise de Conteúdo. A análise do campo semântico de autonomia e autonomia docente nos mostra que o conteúdo dessas representações sociais é composto por elementos provenientes da moral, do social, do intelectual, do afetivo e do profissional. De forma geral, os professores atribuem como elementos centrais da autonomia: a liberdade, a responsabilidade, a independência, a segurança, a decisão, a capacidade, a liderança. Na representação social de autonomia docente além destes elementos, os professores evidenciam aspectos de uma dimensão profissional-pedagógica relacionada ao conhecimento, ao planejamento e ao compromisso. Neste sentido, a autonomia docente se refere a dois momentos: aquele em que se planeja, escolhendo suas ações e os conteúdos estando mais relacionados aos aspectos cognitivos; aquele que se refere aos aspectos mediativos, a forma de agir perante os alunos e seu posicionamento na dinâmica da sala de aula. No estudo 2, buscamos identificar as relações existentes entre essas representações e o uso das tecnologias em sala de aula. Neste estudo focamos especificamente a prática de 12 professores e realizamos a análise dos dados obtidos por meio de observações, questionários e entrevistas, orientados pelos resultados do estudo 1. Verificamos que a maior presença das TIC na escola começa a constituir novos cenários educacionais. Os docentes descrevem as mudanças que estão acontecendo entre os papeis de alunos e professores, pela mobilidade, possibilidade de interação e acesso aos conteúdos proporcionados por estes recursos. As práticas dos professores com uso das tecnologias refletem os elementos das representações sociais de autonomia que compartilham. Dentre eles, estiveram mais presentes a liberdade para decidir e para construir conhecimentos, orientando sua postura perante os alunos.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectAutonomiapt_BR
dc.subjectRepresentações Sociaispt_BR
dc.subjectTecnologias da informação e comunicaçãopt_BR
dc.subjectPrática docentept_BR
dc.titleRepresentações sociais de autonomia e o uso das tecnologias na prática docentept_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR
Aparece en las colecciones: Teses de Doutorado - Educação

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