Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/13056
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Lima Júnior, Carlos Newton de Souza | - |
dc.contributor.author | Romeira, Cláudia Regina Badaró Cruz | - |
dc.date.accessioned | 2015-04-13T14:35:54Z | - |
dc.date.available | 2015-04-13T14:35:54Z | - |
dc.date.issued | 2014-12-15 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/13056 | - |
dc.description.abstract | No decorrer da história da arte, o homem vem demonstrando seu interesse ambíguo pela categoria estética do grotesco. A atração e a inquietação que o grotesco exerce nas pessoas, como ele se reinventa, assume novas formas e invade vários meios lhe confere um poder de instigação e de subversão que revela, diversas vezes, até mesmo, um teor ideológico. A reflexão sobre as manifestações do grotesco na arte contemporânea gerou o interesse por essa pesquisa, tendo em vista a necessidade de estudos acerca dessas expressões que, embora possam causar polêmicas, são cada vez mais utilizadas por artistas da atualidade. Este trabalho se propõe a analisar se algumas representações imagéticas do artista plástico contemporâneo Rodrigo Braga, que dialogam com vários meios e expressões, apresentam a estética grotesca em suas estruturas, bem como se esse tipo de criação pode ser reflexo da contemporaneidade e de seus conflitos e tensões em esferas sociais, políticas e econômicas. Os trabalhos emblemáticos de Rodrigo Braga saltam o olhar diversificando, amplamente, nosso repertório imagético e trazem à tona as inquietações da relação entre arte e vida/cotidiano. A importância que a pesquisa atribui à história da arte, especialmente ao estudo do percurso histórico do feio e do grotesco, aos aspectos da arte contemporânea e seus abrangentes processos criativos (tradicionais e campos mais expandidos) também deram suporte epistemológico para a realização do trabalho. No mundo contemporâneo, encontra-se o grotesco cada vez mais presente, em diversos campos da arte, sobretudo nas artes visuais, na literatura e no cinema. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Rodrigo Braga | pt_BR |
dc.subject | Arte contemporânea | pt_BR |
dc.subject | Grotesco | pt_BR |
dc.subject | Feio | pt_BR |
dc.title | Atração e repulsa: o grotesco na arte de Rodrigo Braga | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Artes Visuais |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO Cláudia Regina Badaró.pdf | 8,93 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons