Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/13179

Compartilhe esta página

Título: Uso de novas ferramentas computacionais no estudo da diversidade genética de papilomavírus bovino associado à epidemiologia molecular da papilomatose bovina cutânea
Autor(es): BATISTA, Marcus Vinicius de Aragão
Palavras-chave: Papilomavírus; Análise filogenética; Entropia; Epidemiologia molecular; Diversidade genética
Data do documento: 15-Mar-2013
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: BATISTA, Marcus Vinicius de Aragão. Uso de novas ferramentas computacionais no estudo da diversidade genética de papilomavírus bovino associado à epidemiologia molecular da papilomatose bovina cutânea. Recife, 2013. 120 f. Tese (doutorado) - UFPE, Centro de Ciências Biológicas, Programa de Pós-graduação em Genética, 2013.
Abstract: Os papilomavírus (PV) formam um grupo altamente diverso que infectam mamíferos, aves e répteis. Entre esses vírus, o papilomavírus bovino (BPV) tem grande importância veterinária, causando lesões cutâneas e mucosas em gado e outros animais, que podem progredir para câncer. Portanto, estudar a diversidade de BPV que infectam os rebanhos brasileiros se torna relevante. Deste modo, esse estudo objetivou desenvolver uma nova abordagem computacional baseada em entropia para selecionar regiões genômicas filogeneticamente informativas dos PV, assim como avaliar e discutir a diversidade de tipos de BPV que infectam rebanhos da região Nordeste do Brasil. Para isto, a complexidade informacional de cada região genômica foi calculada e aquelas com baixa entropia foram selecionadas para inferência filogenética. Foram coletadas amostras de lesões cutâneas de bovinos do Nordeste do Brasil. O DNA foi extraído, amplificado e os produtos foram sequenciados. Foi possível identificar regiões claramente homólogas que são conservadas entre os diferentes PV. As análises também revelaram a presença de 11 diferentes tipos de BPV nas amostras, assim como prováveis novos tipos e subtipos de BPV. Estes resultados indicam que a entropia pode, com sucesso, selecionar bons marcadores genômicos para inferência filogenética. Além disso, eles adicionam um conhecimento significativo sobre a incidência e diversidade dos BPV que infectam o gado brasileiro. Em conjunto, estes conhecimentos podem ser utilizados para o desenvolvimento de novos sistemas de diagnóstico, mais eficazes no controle da papilomatose bovina.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/13179
Aparece nas coleções:Teses de Doutorado - Genética

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Tese_Final_Versão_Digital.compressed.pdf9,16 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons