Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/13199
Compartilhe esta página
Título: | Memória gráfica brasileira: a percepção dos sistemas simbólicos e linguagens visuais dos ladrilhos hidráulicos em patrimônios religiosos tombados pelo IPHAN na cidade do Recife |
Autor(es): | Vasconcelos, Camila Brito de |
Palavras-chave: | Ladrilho Hidráulico; Sistemas Simbólicos; Linguagens Visuais |
Data do documento: | 31-Jan-2014 |
Editor: | Universidade Federal de Pernambuco |
Abstract: | O projeto “A PERCEPÇÃO DOS SISTEMAS SIMBÓLICOS E LINGUAGENS VISUAIS DOS LADRILHOS HIDRÁULICOS EM PATRIMÔNIOS RELIGIOSOS TOMBADOS PELO IPHAN NA CIDADE DO RECIFE” dedica-se ao problema da preservação da memória visual em patrimônios culturais e artefatos históricos em Pernambuco. Propõe uma investigação das significações e contextos que envolvem os ladrilhos hidráulicos dos patrimônios históricos e culturais pernambucanos. A investigação das linguagens visuais e memória gráfica nos ladrilhos hidráulicos apresenta ao design a observação desses sistemas simbólicos. Por isso este projeto investiga as linguagens visuais e o resgate dos sistemas simbólicos presentes nos ladrilhos hidráulicos de patrimônios religiosos tombados pelo IPHAN na cidade do Recife. O projeto parte da ideia de que o design, em seus estudos de memória gráfica, pode atuar conjuntamente com a noção de patrimônio no Brasil, mais especificamente na cidade do Recife, preservando a memória visual de bens tombados que fazem parte do contexto das cidades, dos espaços construídos e consequentemente dos sujeitos observadores que constroem essas memórias. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/13199 |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Design |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissertação Camila Brito de Vasconcelos.pdf | 15,53 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons