Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/13238

Compartilhe esta página

Título: O Design de Hiperlivros Educacionais para Tablets: uma pesquisa baseada na prática
Autor(es): Filho, Marcos Antonio de Lima
Palavras-chave: Hiperlivros; Tablets; Pesquisa baseada na prática; Educação tecnológica; Design thinking
Data do documento: 31-Jul-2014
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Abstract: Esta dissertação explora o design de hiperlivros para tablets e investiga a utilização desta hipermídia como ferramenta educacional. Neste sentido, o estudo colabora para o avanço do estado da arte tecnológico dos livros didáticos ao produzir, como resultado de uma pesquisa baseada na prática, um hiperlivro paradidático. Em 1 ano, o hiperlivro Amazônia foi baixado 5 mil vezes, e sua prática projetual subsidiou construções teóricas necessárias para o desenvolvimento do conhecimento em design. A pesquisa conclui que os hiperlivros são uma proposta inovadora para o design de livros didáticos, pois superam antigas limitações dos livros impressos, tais como a possibilidade de atualizar o conteúdo, a visualidade ampliada, interatividade e acessibilidade. Bem como, validou-se a utilização dos hiperlivros em tablets como recursos didáticos, ao evidenciar que esta hipermídia pode melhorar a aprendizagem, motivar os alunos, facilitar sua compreensão e aumentar seu interesse pela disciplina. O estudo indica quais métodos e recursos de design devem ser aplicados a fim de atingir melhores resultados.!
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/13238
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Design

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Marcos Antonio Filho.pdf14,01 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons