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Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorCASTILLO, Leonardo Augusto Gómez
dc.contributor.authorANDRADE, Tarciana Araújo Brito de
dc.date.accessioned2015-04-15T18:37:39Z
dc.date.available2015-04-15T18:37:39Z
dc.date.issued2014-10-20
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/13245
dc.description.abstractA nova lógica econômica do mundo pede flexibilidade, se alimenta dos ativos culturais e criativos, buscando inclusive legitimar o uso da imaginação nas esferas pública, privada e na sociedade. Qualquer instituição, conglomerado de empresas ou cidade, tem potencial para investir em Economia Criativa. Para tanto, enxerga-se cada vez mais a necessidade de estimular a promoção de significados para prospectar novas atuações de mercado, já que as inovações tecnológicas parecem não ser mais suficientes como fonte de vantagem competitiva a longo prazo. Neste sentido, o propósito do Design Driven Innovation (DDI) tira o foco da quantidade de ideias e volta-se à quem pode contribuir para a criação de novos significados. O DDI pauta-se na criação de significados para produtos de uma empresa, enquanto que a Estratégia de Significado apresenta uma abordagem semântica para todos os componentes de um modelo de negócio institucional. Assim as redes colaborativas, o network e a identificação dos intérpretes tornam-se a fonte de criação de significados. No entanto, tem-se ciência que envolver diferentes stakeholders, dos diversos setores criativos, é uma tarefa árdua, não obstante estratégica, para uma economia emergente não estar tão dependente das commodities. Neste sentido, o presente estudo figura-se como um estudo de caso do Centro de Empreendedorismo e Tecnologias da Economia Criativa - o PORTOMÍDIA, uma recente iniciativa do Porto Digital, que almeja promover a Economia Criativa no Recife-PE. Esta pesquisa conta com o apoio do Ministério da Cultura do Brasil e do Núcleo de Gestão do Porto Digital - NGPD, e busca entender os objetivos, processos e perspectivas do Portomídia, sob a perspectiva do DDI e da estratégia de significado. A relevância da pesquisa encontra-se em sublinhar a promoção dos aspectos simbólicos para o modelo do negócio do Portomídia, como meio para criar valor à economia local. Ao final do estudo, apresentam-se diretrizes que possam vir a corroborar com o fomento de significados.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectCriação de significadopt_BR
dc.subjectInovação guiada pelo designpt_BR
dc.subjectModelo de negóciopt_BR
dc.subjectEstratégia de significadopt_BR
dc.subjectEconomia criativapt_BR
dc.titleEstratégia de Significado para Economia Criativa: estudo de caso do Portomídiapt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Design

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