Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/13851

Compartilhe esta página

Título: Avaliação de estilos de liderança e suas relações com as funções executivas
Autor(es): SILVA, Renata Gabrielle De Farias
Palavras-chave: Estilos de liderança; Funções executivas; Habilidades cognitivas; Avaliação psicológica
Data do documento: 23-Fev-2015
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Abstract: A pesquisa objetivou a construção de uma Escala para Identificação de Estilos de Liderança (EIEL), a busca de evidências de validade com base na sua estrutura interna (validade fatorial) e na relação com critérios externos (funções executivas) e a investigação da fidedignidade dos fatores obtidos. Duas fases de investigação foram realizadas. Na primeira, a amostra constituiu-se de 238 participantes (94 do sexo masculino e 144 do sexo feminino), com idades superiores a 18 anos, que responderam ao EIEL, contento 36 itens, que foram construídos para a avaliação de quatro fatores, conforme a Teoria de Liderança da Meta e do Caminho: diretivo, apoiador, participativo e orientado para a conquista. Para investigação da estrutura fatorial do EIEL, foi realizada análise fatorial exploratória, com extração dos fatores por fatoração dos eixos principais e rotação oblíqua da qual emergiram dois fatores. Vinte e seis itens se agruparam no primeiro fator (α=0,920) e oito itens se agruparam no segundo (α=0,728), que foram relacionados aos estilos de liderança que privilegia o grupo e a consecução das metas, respectivamente. Para investigar as relações entre estilos de liderança e funções executivas (critério), 21 participantes que haviam respondido ao EIEL, foram convidados a responder o Teste Wisconsin de Classificação de Cartas (WCST). As análises correlacionais não indicaram valores significativos entre os construtos. Os fatores encontrados refletem aspectos mais amplos da Teoria da Meta e do Caminho, são compatíveis com outras teorias de liderança e apresentaram bons índices de fidedignidade. Por isso, o instrumento pode ser recomendado para uso em pesquisas.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/13851
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Psicologia Cognitiva

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação Renata - Versão Final.pdf1,16 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons