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Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorMeira, Luciano Rogério de Lemos -
dc.contributor.authorCâmara, Bárbara Bezerra Arruda-
dc.date.accessioned2015-05-18T14:11:17Z-
dc.date.available2015-05-18T14:11:17Z-
dc.date.issued2014-03-31-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/13971-
dc.description.abstractOs jogos fazem parte do cotidiano humano. Aos jogos cabe a diversão, a ludicidade, a estimulação para a construção de conhecimentos, por isso eles fascinam crianças, jovens e adultos. A tecnologia possibilita avanços nos jogos e desenvolve o interesse em agregá-los nos contextos educacionais devido sua influência no cotidiano de crianças e jovens. Os jogos educacionais foram elaborados visando a facilitação da aprendizagem e são embasados teoricamente por questões pedagógicas. No entanto, muitas vezes, os conteúdos que são abordados por eles perdem a diversão, o desafio, as possibilidades de descobertas, fatores essenciais para motivar o aluno. Os jogos digitais não foram desenvolvidos visando objetivos educacionais, mas podem apresentar possibilidades educativas, assim, as novas demandas escolares apontam a necessidade do uso de jogos digitais neste contexto com o intuito de possibilitar uma nova forma de aprender que motiva e envolve mais o discente. A motivação no campo educacional é considerada essencial para favorecer a aprendizagem dos alunos. Nesta pesquisa, ela é estudada a partir da Teoria de Metas de Realização. Essa teoria aponta dois tipos de metas: Aprender e Performance. A meta Aprender é associada ao bom desempenho, à manutenção da atenção, ao interesse em sala de aula; a meta Performance pode ser associada a aspectos positivos como persistência e esforço (Meta Performance Aproximação) e a aspectos negativos como medo do fracasso e ansiedade (Meta Performance Evitação). Entendendo a importância que os jogos representam como estimuladores do desenvolvimento dos indivíduos e como meio para motivar o aluno, facilitando a aprendizagem, este estudo pretende investigar a possibilidade da utilização do jogo Angry Birds como meio para motivar os alunos pelo processo de ensino-aprendizagem da disciplina de Física. Assim, participaram desta pesquisa 21 alunos do nono ano de uma Escola Pública de João Pessoa. O método consistiu na elaboração de aulas em que houvesse a união dos conteúdos programáticos da disciplina e o jogo. Posteriormente foi aplicado a Escala de Motivação para Aprendizagem (EMAPRE) com o intuito de verificar a motivação discente. As aulas foram ministradas a partir das relações entre o jogo e os conteúdos, favorecendo momentos em que os alunos pudessem construir e verificar seus conhecimentos jogando o Angry Birds. Por fim, houve a reaplicação da EMAPRE com o intuito de verificar a motivação dos alunos após as aulas. Os resultados quantitativos apontaram aumento significativo na motivação dos estudantes e diminuição do comportamento de evitação em sala de aula. Os resultados demonstraram um aumento do interesse discente pelas aulas e pelo processo de aprendizagem, apontando uma maior motivação para este processo. Os resultados positivos desta pesquisa demonstram a necessidade de um maior interesse dos educadores pela inclusão dos jogos eletrônicos na escola porque é uma possibilidade de aproximar o ensino ao contexto dos discentes, tornando a educação algo interessante, desafiadora e prazerosa.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES; CNPqpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectPsicologia cognitivapt_BR
dc.subjectJogospt_BR
dc.subjectAngry Birdspt_BR
dc.subjectTeoria de Metas de Realizaçãopt_BR
dc.titleMotivação e games: o uso do jogo Angry Birds com estudantes para o ensino de físicapt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Psicologia Cognitiva

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