Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/14105

Compartilhe esta página

Título: Uma avalanche de consumo? A atuação da Bola de Neve Church nos espaços online
Autor(es): LIMA, Anna Maria Salustiano de Andrade
Palavras-chave: Comunicação; Religião; Sociedade de consumo; Seitas cristãs; Sites da Web
Data do documento: 24-Abr-2015
Editor: UFPE
Abstract: Como a religião e o exercício religioso, na contemporaneidade, são construídos e demarcados por novos diálogos, adaptações e estratégias de nichos, voltamos o nosso olhar, neste trabalho, para uma denominação religiosa específica: a Bola de Neve Church - BNC. Considerada uma das instituições modernas que operam no mercado religioso, com a Teologia da Prosperidade como arcabouço doutrinário e uma estrutura eclesiástica diferenciada e “atualizada”, o nosso objeto de investigação se constitui, claramente, como uma igreja de nicho que abraçou, de forma eficaz, objetivos para o alcance da juventude, e em especial dos atletas, como público prioritário para o seu proselitismo. Tendo essa realidade como pano de fundo, no empreendimento investigativo desta dissertação, estruturamos uma reflexão que discute a religião na sociedade de consumo elencando seus possíveis entrelaçamentos, enquanto apresentamos a Bola de Neve Church, sua estrutura, forma de governo e composição doutrinária e ministerial, principalmente a partir da sua atuação num importante espaço de mercado: a internet, pontuando igualmente a emergência e o estímulo à participação do ciber-fiel. Analisamos a fanpage oficial da Bola de Neve Church, com algumas breves referências às outras redes sociais de atuação da igreja e nos debruçamos sobre o site-portal como o espaço corporificado (mesmo que virtual) da ciber-igreja BNC, em busca de revelar a materialidade (mesmo que vivida em termos virtuais) das relações com o consumo, na atuação da Bola de Neve Church.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/14105
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Comunicação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO - ANNA SALUSTIANO.pdf1,76 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons