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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/14222

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorNEVES, André M.
dc.contributor.authorOLIVEIRA, Bruno Santana de
dc.date.accessioned2015-10-20T18:25:48Z
dc.date.available2015-10-20T18:25:48Z
dc.date.issued2015-02-27
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/14222
dc.description.abstractA presente tese trabalha a hipótese de que a Engenharia Reversa pode suprir a carência de ferramenta que ajude os designers a especificar os games - principalmente as variáveis que formam a mecânica de jogo. A pesquisa entende e considera jogos digitais um produto industrial e, quando abstraído em alto nível, segue os mesmos passos de projeto de outros produtos do design. Tendo isso em conta, a pesquisa desenvolvida usa como base o método Design Thinking Canvas (DTC) desenvolvido no GRDLab da UFPE como alicerce para trabalhar a hipótese. Constata-se que há uma carência de ferramentas que suportem a especificação dos jogos. A pesquisa propõe o uso da Engenharia Reversa através de um modelo de uso proposto, como meio de solucionar essa carência. Em seguida o modelo proposto é colocado em uso em um experimento empírico com duas avaliações: uma pelos alunos do curso de design que utilizaram o modelo - avaliando a utilidade do modelo; e, na segunda, professores e profissionais da área de games avaliam o impacto do uso do modelo na especificação das variáveis nos trabalhos dos alunos. Em ambas, os resultados demonstram um impacto positivo no uso da ferramenta, indicando que o uso da ER no processo de game design contribui para a melhoria qualitativa das especificações dos jogos.pt_BR
dc.description.sponsorshipCNPqpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectDesenho (Projetos)pt_BR
dc.subjectJogos eletrônicospt_BR
dc.subjectVideogames – Projetospt_BR
dc.subjectJogos para computadorpt_BR
dc.subjectComplexidade computacionalpt_BR
dc.titleEngenharia reversa como ferramenta de suporte à especificação de jogos digitais de baixa e média complexidade.pt_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR
Aparece nas coleções:Teses de Doutorado - Design

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