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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/14222
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Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | NEVES, André M. | |
dc.contributor.author | OLIVEIRA, Bruno Santana de | |
dc.date.accessioned | 2015-10-20T18:25:48Z | |
dc.date.available | 2015-10-20T18:25:48Z | |
dc.date.issued | 2015-02-27 | |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/14222 | |
dc.description.abstract | A presente tese trabalha a hipótese de que a Engenharia Reversa pode suprir a carência de ferramenta que ajude os designers a especificar os games - principalmente as variáveis que formam a mecânica de jogo. A pesquisa entende e considera jogos digitais um produto industrial e, quando abstraído em alto nível, segue os mesmos passos de projeto de outros produtos do design. Tendo isso em conta, a pesquisa desenvolvida usa como base o método Design Thinking Canvas (DTC) desenvolvido no GRDLab da UFPE como alicerce para trabalhar a hipótese. Constata-se que há uma carência de ferramentas que suportem a especificação dos jogos. A pesquisa propõe o uso da Engenharia Reversa através de um modelo de uso proposto, como meio de solucionar essa carência. Em seguida o modelo proposto é colocado em uso em um experimento empírico com duas avaliações: uma pelos alunos do curso de design que utilizaram o modelo - avaliando a utilidade do modelo; e, na segunda, professores e profissionais da área de games avaliam o impacto do uso do modelo na especificação das variáveis nos trabalhos dos alunos. Em ambas, os resultados demonstram um impacto positivo no uso da ferramenta, indicando que o uso da ER no processo de game design contribui para a melhoria qualitativa das especificações dos jogos. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | CNPq | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Desenho (Projetos) | pt_BR |
dc.subject | Jogos eletrônicos | pt_BR |
dc.subject | Videogames – Projetos | pt_BR |
dc.subject | Jogos para computador | pt_BR |
dc.subject | Complexidade computacional | pt_BR |
dc.title | Engenharia reversa como ferramenta de suporte à especificação de jogos digitais de baixa e média complexidade. | pt_BR |
dc.type | doctoralThesis | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses de Doutorado - Design |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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tese bruno oliveira digital.pdf | 7,36 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
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