Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/15374

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorLEAL, Virginia
dc.contributor.authorDURANTE, Juliana Cáu
dc.date.accessioned2016-02-24T18:40:09Z
dc.date.available2016-02-24T18:40:09Z
dc.date.issued2015-02-26
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/15374
dc.description.abstractO presente trabalho teve por finalidade investigar qual o ethos discursivo construído pelos servidores no contexto da nova governança pública do Estado de Pernambuco, que estão envolvidos direta ou indiretamente no processo de mudança do novo Modelo Integrado de Gestão (MIG) do atual Governo do "Estado", entre eles: a) Servidores que compõem a nova carreira de Analista em Gestão Administrativa (AGAD) e b) Servidores não ocupantes da nova carreira e que já constituíam o quadro de pessoal do estado de forma a analisar, a maneira com que estes atores se veem e como são vistos pelo Outro nesta dinâmica relacional, de modo a analisar a pluralidade presente nos diferentes ethé discursivos e interpretar a interincompreensão constitutiva entre os discursos, assim como o processo de resistência daí advindo, entendendo resistência como o Outro do discurso que não pode ser dito, o interdito, a recusa do discurso. E foi com o objetivo de promover uma mudança na gestão pública estadual que o governo do estado de Pernambuco (2007-2014), objetivando o recompletamento do quadro de servidores efetivos e sua valorização, assim como a ocupação de lugares estratégicos que viessem a consolidar esta nova política de gestão governamental, criou a carreira de analista em gestão administrativa (AGAD), com a ideia de difundir na cultura estratégica do estado este novo Modelo de Gestão, sustentado por uma nova concepção de gerir a máquina pública. Foram aqui analisados os "depoimentos" de doze servidores que compõem o qua o quadro de pessoal da secretaria de administração do estado, sendo seis ocupantes da nova carreira e seis não ocupantes. Os corpora foram descritos, analisados qualitativamente e interpretados a luz dos pressupostos teórico-metodológicos provenientes: a) da análise do discurso de Dominique Maingueneau (1993, 2004, 2005), especialmente no que tange aos conceitos por ele elaborados de ethos discursivo e interincompreensão recíproca, tangenciados pelos conceitos de alteridade, heterogeneidade, interdiscurso, memória, universo, campos e espaços discursivos; e b) da leitura psicossociológica do fenômeno organizacional de Eugene Enriquez (1979; 1997; 2007) e Max Pagés (et al, 1987) transversalizada por uma escuta e análise psicanalítica dos discursos proferidos (FREUD, 1913; 1914; 1915; 1919; 1920; 1921, entre outros), onde tanto conceitos como sistemas cultural, simbólico e imaginário apresentam relevância ao entendimento da organização quanto as instâncias mítica, social-histórica, grupal, individual, institucional, organizacional e pulsional (ENRIQUEZ, 2007) ganham destaque, especialmente esta última, onde a ideia de trabalho se relaciona fortemente aos conceitos de poder, amor e morte, noções que serviram de alicerce à compreensão dos movimentos ocultos ou manifestos da análise da resistência no contexto de mudança da gestão pública estadual. Os resultados puderam sugerir que o ethos discursivo do "novo" e do "antigo" servidor foi construído entre deslizamentos de sentidos e mal entendidos, abrindo a distância entre ethos visado e ethos produzido, entrecruzando desde ethos de legitimidade, pertencimento e antiguidade; até ethos de superioridade, honestidade e descrença. A expressão da resistência, oculta ou manifesta nos discursos, entre hesitações, contradições e reticências, foi marcada e transversalizada por forças antagônicas de construção e destruição frente ao novo, enquanto representação da diferença em si.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCOpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectLinguísticapt_BR
dc.subjectAdministração pública.pt_BR
dc.subjectPsicanálisept_BR
dc.titleO ethos discursivo num contexto de mudança na gestão pública estadual: entre resistências e interincompreensõespt_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Letraspt_BR
dc.description.abstractxThe aim of the present study was to investigate what is the discursive ethos built by employees in the context of the new public governance of the State of Pernambuco, which are directly or indirectly involved in the process of changing of the new 􀂳Integrated Management Model (IMM) of current Government of the State􀂴, among them: a) Employees who are part of the new career of Analyst in Administrative Management (AAM) and b) Employees not occupants of new career and that already constitute the framework of the state 􀂱 in order to analyze the way in which these actors see themselves and how they are seen by another person in this relational dynamic, in order to analyze the diversity present in the different discursive ethé and interpret the constituent interincomprehension among the speeches, as well as the process of resistance resulting therefrom, understanding resistance as the Other of speech that cannot be told, the forbidden, the refusal of the discourse. It was with the objective of promoting a change in public management state that the government of the state of Pernambuco (2007-2014), aiming fluid replenishment of effective employees and their recovery, as well as the occupation of strategic posts that would consolidate this new governmental management policy, has created the career of Analyst in Administrative Management (AAM), with the idea of spreading in the strategic culture of state this new Management Model, supported by a new design to manage the public machine. Were 􀁄􀁑􀁄􀁏􀁜􀁝􀁈􀁇􀀃􀁋􀁈􀁕􀁈􀀃􀁗􀁋􀁈􀀃􀂳testimonies􀂴 of 12 employees who are part of the staff of the administration department of the state, being six occupants of new career and six not occupants. The corpora were described, qualitatively analyzed and interpreted in light of theoretical and methodological assumptions from: a) the analysis of the discourse of Dominique Maingueneau (1993, 2004, 2005), especially regarding to the concepts developed by him of discursive ethos and reciprocal interincomprehension, connected by concepts of otherness, heterogeneity, interdiscourse, memory, universe, fields and discursive spaces; and b) the sociologic reading of organizational phenomenon from Eugene Enriquez (1979; 1997; 2007) and Max Pagés (et al, 1987) interconnect by listening and psychoanalytic analysis of speeches (FREUD, 1913; 1914; 1915; 1919; 1920; 1921, among others), where both concepts as cultural, symbolic and imaginary systems, have relevance to the understanding of the organization as well as the mythical, socialhistorical, group, individual, institutional, organizational and instinctual instances gain prominence, especially the latter, where the idea of work relates strongly to the concepts of power, love and death, concepts that served as a foundation for the understanding of movements hidden of manifests of the analysis of resistance in the context of change management state public. The results could suggest that the discursive ethos 􀁒􀁉􀀃􀂳new􀂴 and 􀂳old􀂴 employee was built between landslides of meanings and misunderstandings, opening the distance between endorsed ethos and produced ethos, intercrossing since ethos of legitimacy, belonging and seniority; until ethos of superiority, honesty and disbelief. The expression of the hidden or manifest resistance, in speeches, among hesitations, contradictions and reluctance, was marked and interconnect by opposing forces of construction and destruction toward the new, while representation of difference in itself.pt_BR
Aparece nas coleções:Teses de Doutorado - Linguística

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TESE Juliana Cau Durante.pdf3,09 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons