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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/16036
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Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
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dc.contributor.advisor | Ribeiro, Marília de Azambuja Ribeiro | - |
dc.contributor.author | Costa, Simone da Silva | - |
dc.date.accessioned | 2016-03-17T13:29:23Z | - |
dc.date.available | 2016-03-17T13:29:23Z | - |
dc.date.issued | 2015-01-21 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/16036 | - |
dc.description.abstract | O objetivo da presente tese é o de analisar o papel da Igreja Católica, suas práticas e representações, no combate ao movimento feminista e na construção de uma identidade feminina “adequada” aos padrões morais católicos, na Paraíba (1910-1940). Observando as regularidades e singularidades das principais expressões feministas paraibanas da época. Partindo de um contexto marcado pelas ambiguidades de uma sociedade que caminhava rumo à modernização, mas sem abrir mão de uma estrutura social tradicionalmente patriarcal, investigamos como as ideias feministas foram recepcionadas pelos paraibanos e paraibanas depois de uma avalanche de discursos, principalmente, católicos que insistiam em apontar o feminismo como um mal social e uma realidade a ser controlada. A disseminação de representações feministas como seres revoltados, diabólicos e contrários à ordem moral cristã católica consistiu num dos instrumentos mais eficazes no controle das ideias feministas na Paraíba, o que não excluiu, entretanto, afastamentos e manipulações. Especificamente, traçamos os seguintes objetivos: analisar as primeiras expressões feministas, suas defensoras e suas ideias; compreender a relação entre a fundação do movimento noelista paraibano, organizado por mulheres católicas, e as estratégias usadas pela Igreja no combate ao feminismo e na construção de um modelo feminino ideal a ser seguido; identificar o papel desempenhado pela Igreja Católica enquanto matriz agenciadora de representações e ações sobre o feminismo e as ideias de emancipação feminista na Paraíba; problematizar sobre a fundação da Associação Paraibana pelo Progresso Feminino e seus propósitos feministas; pesquisar sobre a construção de uma rede de sociabilidade entre as feministas paraibanas que dirigiam a Associação Paraibana pelo Progresso Feminino e a principal líder feminista brasileira, Bertha Lutz, e presidente da Federação Brasileira pelo Progresso Feminino; apontar a influência das práticas católicas na construção de uma identidade feminina considerada ideal. Teoricamente, seguimos pela perspectiva da história das mulheres e sua interface com a história cultural, cujas principais referências foram Soihet (1997, 2006, 2013), Del Priore (2010), Chartier (1990, 1995), Bourdieu (2010), Foucault (2008) e sobre a Igreja Católica Azzi (2008), Mainwaring (2004). Metodologicamente, tomamos como lições os estudos de documento-monumento de Le Goff (1992) e a noção de representação elaborada por Chartier (1990). Quanto às fontes, procuramos confrontar discursos do jornal A Imprensa, cartas pastorais, encíclicas, jornal A União, revista Natal, relatórios dos congressos noelistas, atas do Núcleo Noelista Paraibano, correspondências da Associação Paraibana pelo Progresso Feminino e a bibliografia sobre o tema. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Feminismo | pt_BR |
dc.subject | Igreja Católica | pt_BR |
dc.subject | Representações | pt_BR |
dc.subject | feminism | pt_BR |
dc.subject | Catholic Church | pt_BR |
dc.subject | Representations | pt_BR |
dc.title | Feminismo e Igreja Católica: uma análise sobre a elaboração e práticas discursivas na Paraíba (1910-40). | pt_BR |
dc.type | doctoralThesis | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | doutorado | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/6220331059589906 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pos Graduacao em Historia | pt_BR |
dc.description.abstractx | The object of this thesis is to analyze the role of the Catholic Church, its practices and representations, to combat the feminist movement and the construction of a "proper" female identity to Catholic moral standards, Paraíba (1910-1940). Observing regularities and singularities of the main feminist expressions of Paraíba time. Starting from a context marked by the ambiguities of a society that was walking toward modernization, but without giving up a traditionally patriarchal social structure, investigate how feminist ideas were received by the Paraíba and after a barrage of speeches, mainly Catholics who insisted on pointing feminism as a social evil and a reality to be controlled. The spread of feminist representations as being angry, evil and contrary to Catholic Christian moral order consisted of one of the most effective tools in controlling feminist ideas in Paraíba, what did not, however, leave and manipulations. Specifically, we draw the following objectives: to analyze the early feminist expressions, their advocates and their ideas understand the relationship between the foundation of the movement noelista Paraiba, organized by Catholic women, and strategies used by the Church in fighting feminism and the construction of an ideal female role model; identify the role played by the Catholic Church as agenciadora array of representations and actions on feminism and feminist ideas of emancipation in Paraíba; questioning about the founding of the Association for the Advancement Paraibana Female feminists and their purposes; research on building a network of sociability among feminists who ran Paraíba Association for the Advancement of Women and the main Brazilian feminist leader, Bertha Lutz, and president of the Brazilian Association for the Advancement of Women; point to the influence of Catholic practices in the construction of a feminine identity considered ideal. Theoretically, we follow the perspective of women's history and its connection to cultural history, whose main references were Soihet (1997, 2006, 2013), Del Priore (2010), Chartier (1990, 1995), Bourdieu (2010) and the Catholic Church Azzi (2008), Mainwaring (2004). Methodologically, took lessons as studies document-Monument Le Goff (1992) and the notion of representation developed by Chartier (1990). The sources, we seek to confront speeches newspaper The Press, pastoral letters, encyclicals, The Union Newspaper, Christmas magazine reports noelistas conferences, minutes of the Center Noelista Paraiba, Paraiba correspondence of the Association for the Advancement of Women and the literature on the subject. | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | Teses de Doutorado - História |
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