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Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorRIZZO, José Ângelopt_BR
dc.contributor.authorSANTOS, Maria da Conceição Luna dospt_BR
dc.date.accessioned2014-06-12T15:51:37Z
dc.date.available2014-06-12T15:51:37Z
dc.date.issued2010-01-31pt_BR
dc.identifier.citationda Conceição Luna dos Santos, Maria; Ângelo Rizzo, José. Retenção do aprendizado do uso de inalador dosimetrado com espaçador artesanal trinta dias após orientação sistemática. 2010. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2010.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/1628
dc.description.abstractA asma é um importante problema de saúde pública mundial, acometendo indivíduos de todas as idades e raças, em todos os países. Trata-se de uma doença inflamatória crônica, que quando não controlada, pode trazer importantes limitações à vida cotidiana ou até mesmo ser fatal. A via inalatória é a principal forma de administração de medicamentos para o tratamento da asma, seja preventivo, seja no resgate das crises, sendo os corticóides e os broncodilatadores as principais classes de drogas utilizadas. Esta dissertação foi composta por duas partes; no artigo de revisão foram abordados aspectos relacionados à inaloterapia tais como as propriedades farmacológicas das drogas, a importância da via inalatória na administração de medicamentos diretamente nas vias aéreas para o tratamento da asma, os mecanismos de deposição dos aerossóis, processo de geração das partículas nos diversos dispositivos inalatórios, a relação da inaloterapia e a asma e a importância dos inaladores, sobretudo os espaçadores artesanais não valvulados (EANV). No artigo original foi realizado um estudo de intervenção, do tipo antes e depois, com 137 pacientes para avaliar a eficácia de uma sessão de orientação sistemática em promover o uso correto dos inaladores dosimetrados acoplados a espaçadores artesanais não valvulados (IDs/EANV) trinta dias após essa orientação. Apesar dos EANV terem contribuído para que muitos pacientes utilizassem corretamente os IDs/EANV, 64% dos pacientes os utilizava de maneira errada, mesmo tendo demonstrado saber fazê-lo corretamente após o treinamento, 30 dias antes. Os resultados mostram que este aprendizado se perde em tempo relativamente curto e sugerem que é necessário revisar a técnica a cada consultapt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectAsmapt_BR
dc.subjectInaladores dosimetradospt_BR
dc.subjectEspaçadorespt_BR
dc.titleRetenção do aprendizado do uso de inalador dosimetrado com espaçador artesanal trinta dias após orientação sistemáticapt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Saúde

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