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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/16915
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Título: | A Dimensão Técnico-Operativa na Formação Profissional em Serviço Social em Instituições Presenciais do Maranhão |
Autor(es): | FERREIRA, Luciana Azevedo Souza |
Palavras-chave: | Formação profissional em Serviço Social; Relação entre teoria e prática em Serviço Social; Atribuições e competências profissionais; Projeto ético-político do Serviço Social; Social work; Professional degree; Operative technical dimension; assignments and skills; Ethical-political Project of social work |
Data do documento: | 31-Ago-2015 |
Editor: | Universidade Federal de Pernambuco |
Abstract: | A presente dissertação analisa a formação profissional em Serviço Social nas instituições de ensino superior presenciais do Maranhão, evidenciando a dimensão técnico-operativa da profissão articulada à totalidade, mais especificamente no que concerne às atribuições e competências, estabelecendo a mediação entre formação e exercício. Pretendeu-se chegar com a pesquisa, de forma mais ampliada, ao seguinte objetivo: analisar a dimensão técnico-operativa na formação profissional em Serviço Social em instituições presenciais do Maranhão, no bojo da reestruturação produtiva do capital, tendo como parâmetro as atribuições privativas e competências profissionais constantes nas Diretrizes Curriculares da ABEPSS e na Lei de Regulamentação da Profissão. Para ter assegurado tal objetivo, o marco temporal delimitado foram os anos de 2012 e 2013, e traçados os seguintes objetivos específicos: 1 - Analisar a abordagem da dimensão técnico-operativa da profissão explicitada pelas competências e atribuições privativas presentes no perfil profissional do assistente social almejado nas Diretrizes Curriculares da ABEPSS e na Lei de Regulamentação da Profissão, tendo como pano de fundo a reestruturação produtiva do capital e seus desdobramentos nas políticas públicas educacionais mediante a reforma universitária e recente expansão da educação superior no Maranhão; 2 - Analisar a abordagem da dimensão técnico-operativa da profissão nas instituições de ensino superior presenciais do Maranhão, sob a ótica dos recém-formados, tendo como parâmetro as atribuições e competências profissionais. Assim, estuda-se como os recém-formados em instituições de ensino superior presenciais do Maranhão, que já estão inseridos no mercado de trabalho e com registros no Conselho Regional de Serviço Social (CRESS), avaliam a abordagem da dimensão técnico-operativa da profissão na formação, sobretudo no que tange às atribuições privativas e competências profissionais, ou seja, se estes identificam uma coerência entre o que é abordado na formação e o que consta no perfil profissional do Serviço Social explicitado nas Diretrizes Curriculares da ABEPSS e na Lei de Regulamentação da Profissão. Com tal análise problematiza-se a formação profissional em Serviço Social presencial no Maranhão no bojo da acumulação flexível explicitando suas particularidades, determinações, inflexões e desafios ao projeto ético-político do Serviço Social. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/16915 |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Serviço Social |
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FERREIRA. LUCIANA AZEVEDO SOUZA -A DIMENSÃO TÉCNICO-OPERATIVA NA FORMAÇÃO PROFISSIONAL EM SERVIÇO SOCIAL EM INSTITUIÇÕES ~1.pdf | 1,6 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
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