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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/17061

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorGUILLEN, Isabel Cristina Martins-
dc.contributor.authorMARROQUIM, Dirceu Salviano Marques-
dc.date.accessioned2016-06-09T18:41:42Z-
dc.date.available2016-06-09T18:41:42Z-
dc.date.issued2015-02-27-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/17061-
dc.description.abstractSe fosse para definir esta dissertação em apenas uma sentença, esta, sem dúvida se resumiria em: investigar como noções do(s) turismo(s) no Recife surgiram tanto institucionalmente, quanto através de práticas sociais de visitação, entre os anos de 1939 à 1944. Porém, como irá constatar o leitor, várias questões serão abertas em torno daquele problema geral a que se coloca ao longo das páginas a seguir. O recorte temporal aqui escolhido deveu-se à existência, na capital pernambucana, da Diretoria de Estatística, Propaganda e Turismo (DEPT), que ficava a cargo da Prefeitura Municipal do Recife. Tal instituição será o eixo central da narrativa adiante. A partir dela foi possível traçar um diálogo entre diversas outras instituições e, sobretudo, os sujeitos que as compunham. Em um primeiro momento será analisado as definições de turismo correntes no Recife daqueles anos, posteriormente, a circulação de textos ‘turísticos’, livros-guia, literatura de viagem e as propagandas sobre a cidade em publicações nacionais e estrangeiras. Por último será discutido como aqueles discursos construídos pelos sujeitos que compunham instâncias estatais devem ser relativizados quando postos em relação à complexidade das práticas sociais dos diversos operadores envolvidos no então recém surgido setor turístico no Recife.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectHistória do Turismopt_BR
dc.subjectDiretoria de Estatística Propaganda e Turismo; Recife-PEpt_BR
dc.titleEntre sujeitos e instituições: turismo no Recife entre os anos de 1939 e 1944pt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Historiapt_BR
dc.description.abstractxIf I defined this thesis in one sentence this certainly would be: investigate how notions of tourism in Recife emerged both institutionally and through social visitation practices, between the years 1939 to 1944. However, as the reader will note, several issues will be opened around that general problem that arises over the following pages. The time frame chosen here was due to the existence, in Recife, the Statistics, Propaganda and Tourism Department [Diretoria de Estatística Propaganda e Turismo – DEPT], which was in charge of the major of Recife City. Such an institution will be the core of the narrative forward. From it was possible to draw a dialogue among several other institutions and above all the subjects that composed it. At first be examined current tourism definitions in Recife those years later, the circulation of texts 'tourist', the guide books, travel literature and advertisements on the city in national and international publications. Finally discussed how those discourses constructed by the subjects that made state agencies must be relativized when put in relation to the complexity of the social practices of the various operators involved in the then newly resurgent tourism sector in Recife.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - História

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