Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/17092

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMarques, Roberta Ramos-
dc.contributor.authorMelo, Ailce Moreira de-
dc.date.accessioned2016-06-14T12:02:13Z-
dc.date.available2016-06-14T12:02:13Z-
dc.date.issued2014-08-27-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/17092-
dc.description.abstractA presente pesquisa investiga como se desenvolve o processo de construção dramatúrgica em videodanças, tendo como objeto de análise a videodança Maxixe, da Cia. Etc. A pesquisa está inserida no Mestrado Acadêmico em Artes Visuais das Universidades Federais de Pernambuco e da Paraíba (UFPE/UFPB) e configura-se como aprofundamento de uma pesquisa histórica sobre a produção de videodanças em Recife, realizada no Acervo RecorDança. Durante o desenvolvimento da pesquisa, interessou-me estudar como o processo criativo, as instâncias dramatúrgicas e as circunstâncias de produção da obra contribuíram para a construção da dramaturgia nessa videodança. Essas instâncias a que me refiro estão divididas em: proposições corporais, textura espacial, figurino, sonorização, filmagem e edição. Para isso, desenvolvo um estudo de caso, utilizando como fundamentação teórica, principalmente, bibliografias que contemplam o campo da videodança, da dramaturgia e dos processos criativos. Nesse estudo, considero como dramaturgia o conjunto de elementos de uma criação, incluindo tanto às escolhas estéticas quanto às ideológicas, que contribui para a coerência dramatúrgica da obra (HERCOLES, 2005; PAVIS, 1999). E ressalto que cada um desses elementos estudados possui potencialmente uma parcela contributiva na construção dos nexos de sentido da videodança. A escolha de uma obra da Cia. Etc. dá-se por ser esta uma companhia atuante na cidade do Recife, que, além de produzir espetáculos e outros produtos artísticos, possui uma ação sistemática de estudo e produção de videodanças, configurando-se como única companhia de dança profissional que mantém tal prática na cidade. Dessa forma, me propus a fazer entrevistas com integrantes e ex-integrantes da companhia, a fim de realizar coleta e cruzamento de dados. Assim, considerando aspectos do processo criativo e dos resultados estéticos, foi possível entender as peculiaridades da forma como a dramaturgia é construída especificamente em Maxixe.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPEspt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectVideodançapt_BR
dc.subjectDramaturgiapt_BR
dc.subjectMaxixept_BR
dc.subjectCiapt_BR
dc.subjectEtcpt_BR
dc.subjectVideodanzapt_BR
dc.subjectDramaturgiapt_BR
dc.subjectMaxixept_BR
dc.subjectCiapt_BR
dc.subjectEtcpt_BR
dc.titleNexos da videodança: a construção dramatúrgica em Maxixept_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6019590508681257pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4616139892651946pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Artes Visuaispt_BR
dc.description.abstractxLa presente pesquisa investiga cómo se desarrolla el proceso de construcción dramatúrgica en videodanzas, teniendo como objeto de análisis la videodanza Maxixe, de la Cia. Etc. La pesquisa está inserida en la Maestría Académica en Artes Visuales de las Universidades Federales de Pernambuco e de Paraíba (UFPE/UFPB) y es caracterizada como profundización de una pesquisa histórica acerca de la producción de videodanzas en Recife, hecha en el Acervo RecorDança. Durante el desarrollo de la pesquisa, me interesó estudiar como el proceso creativo, las instancias dramatúrgicas y las circunstancias de producción de la obra, contribuyeron para la construcción de la dramaturgia en esa videodanza. Las instancias las cuales me refiero están divididas en: proposiciones corporales, textura espacial, figurín, sonorización, filmación y edición. Para eso, desarrollo un estudio de caso, utilizando como fundamentación teórica, principalmente, bibliografías que contemplan el campo de la videodanza, de la dramaturgia y de los procesos creativos. En este estudio, considero como dramaturgia el conjunto de elementos de una creación, incluyendo tanto las selecciones estéticas cuanto las ideológicas, que contribuye para la coherencia dramatúrgica de la obra (HERCOLES, 2005; PAVIS, 1999). Resalto también que cada uno de esos elementos estudiados tiene potencialmente una parcela contributiva en la construcción de los nexos de sentido de la videodanza. La elección de una obra de la Cia Etc. es por esta ser una compañía actuante en la ciudad de Recife, que, además de producir espectáculos y otros productos artísticos, tiene una acción sistemática de estudio y producción de videodanzas, configurándose como única compañía de danza profesional que mantiene tal práctica en la ciudad. De esa forma, hice entrevistas con integrantes y ex-integrantes de la compañía, para realizar la colecta y el cruzamiento de los datos. Así, considerando aspectos del proceso creativo y de los resultados estéticos, fue posible entender las peculiaridades de como la dramaturgia es construida específicamente en el Maxixe.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Artes Visuais

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Ailce Moreira_dissertação versão final_sem assinaturas.pdf4,42 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons