Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/17192

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorROAZZI, Antonio-
dc.contributor.authorGOMES, Yves de Albuquerque.-
dc.date.accessioned2016-06-29T16:31:19Z-
dc.date.available2016-06-29T16:31:19Z-
dc.date.issued2015-02-23-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/17192-
dc.description.abstractEsta pesquisa teve como objetivo investigar o desenvolvimento de valores em crianças, segundo a teoria de universais em valores humanos, de Schwartz. Para isso foram seguidas quatro vertentes. Primeiramente, a estrutura dos valores das crianças foi estudada, considerando-se como variável importante o tipo de escola frequentado pelos participantes – se particular ou pública. Em seguida foi enfocada a transmissão materna de valores, incluindo-se a verificação de se a transmissão indireta, mediada pela percepção da criança, seria mais intensa que a direta. A terceira linha inquisitiva abordou a personalidade e sua relação com valores. Finalmente, foi tratada a influência da religião e do grau de religiosidade, sobre os valores. Para a realização destas quatro investigações as crianças responderam ao Picture-Based Value Survey for Children (PBVS-C), um instrumento capaz de permitir que elas facilmente ponham seus valores num ranking, através de figuras com legendas. Além de responderem a este instrumento referindo-se a si mesmas, elas responderam-no também tomando o ponto de vista de suas mães. Já os valores das mães foram acessados pelo Questionário de Perfis de Valores (QVP). Este instrumento consiste em uma série de perfis que descrevem personagens. O respondente deve julgar o quão parecido consigo é o personagem no perfil de cada item. A personalidade foi examinada pelo Ten Item Personality Inventory (TIPI), o qual foi respondido pelas mães, sobre si mesmas e sobre seus(a) filhos(a). E as questões sobre a religião e o grau de religiosidade fizeram parte de um questionário sociodemográfico. As análises foram feitas por escalonamentos multidimensionais, correlações bivariadas e comparações de médias. Os resultados acerca da estrutura dos valores das crianças mostraram que a escola particular não conduz a uma estrutura mais semelhante à teórica. No entanto, o conteúdo dos valores de estudantes de escolas privadas é sistematicamente mais sofisticado. A transmissão materna de valores contou com resultados que corroboraram a hipótese de que a transmissão indireta é mais forte que a direta. Os traços de personalidade representados no TIPI relacionaram-se a uma das dimensões de valores. A religião e o grau de religiosidade fundiram-se a essa mesma dimensão, de abertura versus conservadorismo. O conjunto de achados da pesquisa possibilitou a formulação de um mapa conceitual integrativo sobre o desenvolvimento de valores em crianças brasileiras. Esta integração inclui o tipo de escola, a personalidade e a religião e grau de religiosidade das mães; bem como variáveis externas de sexo e idade. Os dados forneceram também algumas pistas otimistas sobre a adequação do PBVS-C às crianças brasileiras. Os desvios encontrados até então, quando analisados conjuntamente, apontam para causas em fenômenos culturais inerentes às escolas. Espera-se que estes achados contribuam para o aprimoramento do PBVS-C e para o avanço e integração da psicologia acerca de valores, personalidade e religião.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectvalores de crianças, Schwartz, transmissão, religião, personalidade.pt_BR
dc.subjectchildren’s values, Schwartz, transmission, religion, personalitypt_BR
dc.titleDesenvolvimento de valores em crianças : estrutura, transmissão, personalidade e religiosidadept_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Psicologia Cognitivapt_BR
dc.description.abstractxThis research had the goal of investigating the development of children’s values, according to the theory of universals in human values, by Schwartz. To accomplish this goal, four lines of inquiry were followed. Firstly, the children’s values structure was studied, considering an important variable the type of school – if private or public. Then the transmission of values from mother to child was focused, including the verification of whether or not the indirect transmission, mediated by the child’s perception, was more intense then the direct one. The third line of inquiry approached the personality and its relation with values. Finally, the influence of religion and degree of religiosity over values was treated. So that these four investigations could be performed, the children answered the Picture-Based Value Survey for Children (PBVS-C), an instrument capable of allowing them to easily put their values in a ranking, using pictures with captions. Besides answering this instrument about themselves, they answered it taking their mother’s point of view. As for the mothers’ values, these were accessed through the Portrait-Value Questionnaire (PVQ). This instrument is formed by a series of portraits which describe characters. The participant must judge how similar to himself is the portrait in each item. The personality was examined by the Ten Item Personality Inventory (TIPI), which was answered by the mothers, about themselves and their children. And the questions about religion and degree of religiosity were included in a socio-demographic questionnaire. The analyses were made by multidimensional scaling, bivariate correlations and means comparisons. The results about the children’s values structure showed that private schools do not lead towards a structure closer to the theoretical one. However, the content of the values in private school students is systematically more sophisticated. The transmission of values from mother to child had results that corroborated the hypothesis that the indirect transmission is stronger than the direct one. The personality traits represented in the TIPI related to one of the dimensions of values. Religion and degree of religiosity merged with this same dimension, of openness versus conservation. The conjunction of findings in this research allowed the formulation of an integrative conceptual map about the development of Brazilian children’s values. This integration includes the school type, personality and religion and degree of religiosity of the mothers; as well as external variables of sex and age. The data also provides optimistic clues regarding the adaptation of the PBVS-C to Brazilian children. The deviations found so far, when analyzed together, suggest causes in cultural phenomena inherent to the schools. It is expected that these finds contribute to the betterment of the PBVS-C and to the advancement and integration of the psychology about values, personality and religion.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Bioquímica e Fisiologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Yves Tese Biblioteca.pdf8,48 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons