Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/17207

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorGARCEZ, Thalles Vitelli-
dc.contributor.authorLIMA, Jéssica Nayara-
dc.date.accessioned2016-06-30T14:42:40Z-
dc.date.available2016-06-30T14:42:40Z-
dc.date.issued2015-12-15-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/17207-
dc.description.abstractSendo os acidentes de trânsito um problema mundial, este estudo descreve e analisa os acidentes ocorridos nas rodovias federais do estado de Pernambuco, entre os anos 2007-2012. Para a análise dos resultados, utilizou-se como opções metodológicas a análise descritiva e exploratória, através da análise de correspondência simples e múltipla. Diante das análises exploratórias, deseja-se ampliar o conhecimento sobre as associações e configurações das ocorrências e de seus fatores envolvidos, traçando os perfis dos acidentes e dos condutores dos veículos. Entre os principais resultados encontrados, identificou-se que a BR-101 é a rodovia federal com maior número de acidentes no estado de Pernambuco, cerca de 45% do total de ocorrências. Além disso, os acidentes na rodovia transversal BR-104 mostraram-se fortemente relacionados com as ultrapassagens indevidas. Identificou-se o perfil do jovem, solteiro, do sexo masculino que ingeriu álcool, com nível médio de escolaridade que sofreu lesões graves, como um dos perfis que melhor explicam os condutores envolvidos nos acidentes nas rodovias federais pernambucanas. Os resultados evidenciaram, também, os principais perfis dos acidentes, entre eles estão as colisões laterais e traseiras, ocorridas na BR-101, pela manhã, ocasionadas por falta de atenção e por não guardar distancia de segurança. Portanto, as análises descritivas e exploratórias trazem mais compreensão acerca dos acidentes. Espera-se que este estudo seja visto como uma fonte de consulta do panorama da acidentalidade no estado de Pernambuco, e que seus resultados norteiem ações adequadas do poder público e da sociedade em geral, a fim de prevenir e mitigar os transtornos causados pelos acidentes.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPEspt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectacidente de trânsitopt_BR
dc.subjectestradas federaispt_BR
dc.subjectPernambucopt_BR
dc.subjectestatística descritivapt_BR
dc.subjectanálise de correspondênciapt_BR
dc.subjectacidentalidadept_BR
dc.subjecttraffic accidentpt_BR
dc.subjectfederal highwayspt_BR
dc.subjectPernambucopt_BR
dc.subjectdescriptive statisticspt_BR
dc.subjectcorrespondence analysispt_BR
dc.subjectaccidentalitypt_BR
dc.titleAcidentes nas rodovias federais pernambucanas: um estudo descritivo e exploratóriopt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1830132039422949pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Engenharia de Producao / CAApt_BR
dc.description.abstractxSince traffic accidents are a global problem, this present study describes and analyzes the accidents that occurred on Federal highways, in Pernambuco state, between the years 2007- 2012. In an effort to analyze the results, it was used as methodological options the descriptive and exploratory analysis, by the simple and multiple correspondence analysis. Given the exploratory analysis, it is needed to learn more about the associations and set of the occurred accidents, as well as its causes involved, mapping the profiles of accidents and drivers of vehicles involved. Among the main results found, the BR-101 is the Federal highway with the greatest number of accidents in the state of Pernambuco, it is about 45% of the total events. In addition, the accidents on the BR-104 cross highway showed strongly related to the undue overtaking. The identified profile as young, single, male, who has ingested alcoholic beverage, who is high school level and has suffered severe injuries is the one who best explains drivers involved in accidents in the Federal highways of Pernambuco. The results showed the main accident particulars as well: side and rear collisions, occurred on the BR-101, in the morning, due to the lack of attention and by not keeping safety distance. Therefore, the descriptive and exploratory analysis bring more comprehension upon the accidents. It is expected to this study to be seen as an inquiry source by the accident rate prospect in Pernambuco state, and its results to guide government and society to appropriate actions in order to prevent and mitigate the issues caused by these accidents.pt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Engenharia de Produção / CAA

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTAÇÃO_JESSICANAYARA_Finalizada!VersaoPDFXXX.pdf4,26 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons