Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/17278

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorBRONSZTEIN, Karla Regina Macena P. Patriota-
dc.contributor.authorRODRIGUES, Emanuelle Gonçalves Brandão-
dc.date.accessioned2016-07-07T13:43:38Z-
dc.date.available2016-07-07T13:43:38Z-
dc.date.issued2015-12-11-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/17278-
dc.description.abstractA relação entre religião e empreendedorismo é a discussão que norteia este trabalho, em especial quando desta se vê emergir um discurso mercadológico sobre os afetos vinculados ao mundo corporativo. Ideias como “amor inteligente” ou “casamento-empresa” nos abriram os olhos para uma reestruturação das práticas discursivas da Igreja Universal do Reino de Deus (IURD): para além da esfera empresarial, o ato de “empreender” passa a ser difundido na igreja, através de um tipo peculiar de pedagogia, como modo de agir em todos os âmbitos da vida, em especial nas relações afetivas. Renato e Cristiane Cardoso, os “professores do amor”, ensinam, através do próprio exemplo e de lições didáticas – características “herdadas” da IURD, instituição a qual são vinculados – como alcançarmos a felicidade na relação a dois e como ela pode nos tornar produtivos em outros âmbitos, como educação e trabalho, principalmente. Partimos da hipótese que a religião tem sido cada vez mais afetada pela cultura empreendedora, de modo tal que até mesmo os afetos passam a ser compreendidos sob a ótica da racionalidade. Nossa proposta central é discutir a relação entre empreendedorismo e religião no contexto moderno por meio de uma análise sociodiscursiva e de trajetória de vida das narrativas do casal Cardoso e de seus seguidores, todas difundidas nos programas da Escola do Amor, nas reuniões da Terapia do Amor, na igreja, e nos livros do casal. O que nos parece mais latente, ao concluir essa pesquisa, é a concepção de vida como projeto de autorrealização, no qual o indivíduo, em sua condição autorreflexiva, orienta suas ações a partir de modelos ideais de felicidade perpetuados por agentes sociais e religiosos.pt_BR
dc.description.sponsorshipFACEPEpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectreligiãopt_BR
dc.subjectempreendedorismopt_BR
dc.subjectafetospt_BR
dc.subjectracionalidadept_BR
dc.subjectThe Love Schoolpt_BR
dc.subjectreligionpt_BR
dc.subjectentrepreneurshippt_BR
dc.subjectaffectionpt_BR
dc.subjectrationalitypt_BR
dc.subjectThe Love Schoolpt_BR
dc.titlePEDAGOGIAS DE UM “AMOR INTELIGENTE”: Empreendedorismo e racionalização dos afetos na Escola do Amor da Igreja Universal do Reino de Deuspt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3755045399242345pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3518204311819015pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Comunicacaopt_BR
dc.description.abstractxRelation between religion and entrepreneurship is the main discussion that guides this work, especially when we see arises a marketing discourse about affections related to the corporative world. Conceptions such as “clever love” or “marriage enterprise” drew attention to a restructuring process regarding the Universal Church of the Kingdom of God (UCKG): beyond the business strategy, the conception of entrepreneurship is spread among the Church trough a peculiar kind of pedagogy, a type that became a modus operandi in all levels of someone´s life, specially the emotional one. Renato and Cristiane Cardoso, the “teacher of love”, teach, using themselves as examples and and didactic lections – features inherent from UGCD, institution to what there are joined – how we can reach happiness in our marriage and how this can make us more productive, mainly in the fields of education and work.Our start point is that religion has been being overly influenced by entrepreneurship culture in such way that even affects are understanding under the rationality view. We aim to discuss the relation between religion and entrepreneurship in the modern context, using a sociodiscursive analyses as well as analyzing the narratives regarding Cardoso´s couple and their followers life path. All that can be found either on the School Love, a TV show, and on the Love Therapy, in the Church, and on the books that the couple publish. It seems more conclusive to us is that the conception of life as a self-realization project, in which the individuals, in their autoreflexive condition, guide their actions from ideal models of life that come from social and religious agents.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Comunicação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação Emanuelle Rodrigues PPGCOMUFPE 2015 (1).pdf2,67 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons