Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/17414

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorROSAS, Suzana Cavani-
dc.contributor.authorGONÇALVES FILHO, Carlos Antônio Pereira-
dc.date.accessioned2016-07-15T14:59:00Z-
dc.date.available2016-07-15T14:59:00Z-
dc.date.issued2016-02-22-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/17414-
dc.description.abstractEste trabalho analisa o ensino público primário em Pernambuco durante as décadas de 1850 e 1870, investigando as políticas com relação à escola pública a partir de um projeto político da instrução pública da província. Entende que a ênfase devida à instrução pública esteve associada à manutenção do establishment, a partir da montagem de um “governo das escolas” que direcionou suas ações para o currículo, as escolas e à docência. No primeiro caso, pautou pela distribuição desigual de saberes com base nas diferenças entre homens e mulheres; no segundo caso, pela organização interna da escola, definindo espaços, horários, métodos, disciplina e exames; no terceiro caso, pela busca de um corpo docente coeso através da seleção e formação institucionalizada. Em meio às contradições e falhas do sistema, os professores buscaram, através da prática reivindicativa de direitos, garantir a consecução de seus interesses, seja por trabalho, seja para usufruírem de melhores rendimentos. Destaca, ainda, a emergência de associações docentes como espaços de mútuo auxílio e desenvolvimento da profissão.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectPolíticas Públicaspt_BR
dc.subjectSéculo XIXpt_BR
dc.subjectPernambucopt_BR
dc.subjectEnsino Primáriopt_BR
dc.subjectDocênciapt_BR
dc.subjectPublic Policiespt_BR
dc.subjectXIX Centurypt_BR
dc.subjectPrimary Educationpt_BR
dc.subjectTeachingpt_BR
dc.titleEscola de primeiras letras: o ensino público primário em Pernambuco durante a segunda metade do século XIXpt_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Historiapt_BR
dc.description.abstractxThis study analyze the primary public schools in Pernambuco during the 1850s and 1870s, investigating policies with respect to public school from a political project of education in the province. We understand that due emphasis on public education was associated with maintenance of the establishment, from the assembly of a "government of the schools" directing its actions to the curriculum, schools and teaching. In the first case, for the unequal distribution of knowledge based on the differences between men and women; in the second case, the internal organization of the school, defining spaces, schedules, methods, discipline and examinations; in the third case, the search for a cohesive teachers by selecting and institutionalized training. In the midst of contradictions and system failures, the teachers demanded his rights for ensure the achievement of its interests, either for work, either to take advantage of better yields. Also highlights the emergence of teachers associations such as mutual aid spaces and development of the profession.pt_BR
Aparece nas coleções:Teses de Doutorado - História

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ESCOLA DE PRIMEIRAS LETRAS (1).pdf4,16 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons