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Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/17749

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Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorPRYSTHON, Ângela Freire-
dc.contributor.authorNEVES, Pedro Pinheiro-
dc.date.accessioned2016-08-26T13:26:11Z-
dc.date.available2016-08-26T13:26:11Z-
dc.date.issued2016-02-24-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/17749-
dc.description.abstractEsta dissertação analisa a obra do artista norte-americano Jeff Koons (1955-) em busca de uma melhor compreensão do lugar ocupado pelo campo das artes visuais na cultura contemporânea. Simultaneamente respaldado pelas principais instituições legitimadoras da arte, disputado por colecionadores e reconhecido e admirado por um público muito mais amplo que o limitado circuito de habitués de exposições, Koons se situa num ponto privilegiado a partir do qual é possível estudar os múltiplos atravessamentos entre a arte e a mercadoria em um sistema de produção e circulação capitalista. Através de uma investigação dos elementos de uma estética popular e pequeno-burguesa comumente identificada pelo termo kitsch, o artista vem pondo em revista, ao longo de três décadas e meia de carreira, alguns pressupostos que ancoram os valores do campo das artes visuais, pondo em dúvida as demarcações que garantem ao campo das artes uma pretensa autonomia em relação ao universo degradado da mercadoria. Analisando as características formais e temáticas e os esquemas de produção da sua obra, buscamos compreender a experiência estética dentro de um sistema no qual bens simbólicos são mercadorias como tantas outras.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectArte contemporâneapt_BR
dc.subjectCapitalismo tardiopt_BR
dc.subjectEstéticapt_BR
dc.subjectKitschpt_BR
dc.subjectMercadoriapt_BR
dc.subjectContemporary artpt_BR
dc.subjectLate capitalismpt_BR
dc.subjectAestheticspt_BR
dc.subjectKitschpt_BR
dc.subjectCommoditypt_BR
dc.titleA estética da banalidade: a obra de Jeff Koons entre a arte e a mercadoriapt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0910572138426208pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8839343621880140pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Comunicacaopt_BR
dc.description.abstractxThis dissertation analyzes the work of American artist Jeff Koons (1955-) in search of a better understanding of the place occupied by the field of visual arts in contemporary culture. Simultaneously legitimized by the most important legitimizing art institutions, fought over by collectors and recognized and admired by an audience far wider than the limited circuit of regular exhibition goers, Koons is situated in a privileged vantage point from which to study the multiple crossings between art and the commodity in a capitalist system of production and circulation. Through an investigation into the elements that make up a popular and petit bourgeois aesthetic commonly identified by the term “kitsch”, the artist has been putting under review, for over three decades, some of the biases that anchor the values of the field of visual arts, questioning the demarcations that guarantee the art field an alleged autonomy in relation to the degraded universe of the commodity. By analyzing the formal and thematic characteristics and the modes of production of his work, we seek to understand aesthetic experience in a system in which symbolic goods are commodities like so many others.pt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Comunicação

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