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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/17955

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorLAFFAYETTE, Maria da Conceição-
dc.contributor.authorNASCIMENTO, Michelli Barbosa Do-
dc.date.accessioned2016-10-06T18:48:40Z-
dc.date.available2016-10-06T18:48:40Z-
dc.date.issued2016-07-04-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/17955-
dc.description.abstractObjetivo: Avaliar a garantia da integralidade das ações no serviço de saúde à pessoa idosa pela atenção domiciliar do Sistema Único de Saúde. Método: Foi utilizado o método de Análise do Discurso contido nos documentos governamentais sobre a atenção domiciliar em saúde principalmente os relativos ao Programa Melhor em Casa do Governo Federal. Ao mesmo tempo foi realizado um levantamento bibliográfico em torno da literatura especializada sobre a temática. Foram realizadas entrevistas em profundidade junto a pessoas idosas com idade maior ou igual a 60 anos, de ambos os sexos, inclusos no serviço de atenção domiciliar em uma unidade hospitalar na cidade do Recife; com profissionais de saúde do serviço; assim como cuidadores participantes do Serviço de Atenção Domiciliar. Foi elaborado um roteiro de entrevista a ser submetido ao Comitê de Ética, mediante assinatura do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido, concordando em participar do estudo previamente aprovado pelo Comitê de Ética da instituição de ensino. Resultados: Todos os idosos relatam satisfação com o serviço, entendem as orientações dos profissionais e possuem boa relação com eles. Dois idosos referem terem sido pouco esclarecidos a respeito do mesmo antes de serem cadastrados, mas todos relatam algum avanço em sua saúde/vida após a inclusão no serviço. Ainda dois idosos afirmam que o serviço precisa de algumas melhorias, como por exemplo: a entrega de fraldas e medicamentos. No que se refere às cuidadoras e seu olhar sobre o serviço, todas as entrevistadas afirmam não ter conhecimento sobre o serviço, antes da sua inclusão. Todas Afirmam que o serviço atende as necessidades do idoso, estando, assim, satisfeitos com o serviço. Todas as entrevistadas afirmam ter boa relação com os profissionais e estes são claros no que diz respeito às orientações prestadas em casa. Duas cuidadoras afirmaram que o SAD não oferece tudo o que foi prometido para o cuidado, relatando a falta de visita médica e a falta de fraldas. Os profissionais do serviço explanaram sobre o conceito de integralidade da atenção à saúde dos idosos, onde três afirmam que o serviço exerce essa integralidade junto aos assistidos. Conclusão: o Programa Melhor em Casa, materializado pelo Serviço de Atenção Domiciliar, surge como uma resposta, uma estratégia de contenção de demanda, fundamental para reduzir o pleito por serviços hospitalares e de fomento à constituição de parcerias entre o sistema de saúde, famílias e comunidades, minimizando a responsabilidade do Estado no que diz respeito a provisão de cuidados em saúde. Um Programa Federal característico de uma contrarreforma do Estado, que expressa novas determinações e demandas ao conjunto dos profissionais da saúde. Tornase um espaço não de afirmação dos direitos dos idosos à saúde integral e humanizada, mas de resposta à necessidade do Estado.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectAssistência domiciliar. População idosa. Política de Saúdept_BR
dc.subjectHome care. Elderly population. Health policy.pt_BR
dc.titleIdosos assistidos no serviço de atenção domiciliar: Integralidade das ações em saúdept_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coFONTE, Isolda Belo da-
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4828577262056220pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9320385747508007pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Gerontologiapt_BR
dc.description.abstractxObjective: To evaluate the guarantee of integrated care in the health service for the elderly for home care of the Unified Health System. Method: We used the discourse analysis method contained in government documents on the home health care especially for the program best Home Federal Government. At the same time it carried out a literature around the literature on the subject. depth interviews were conducted with older people with older or equal to 60 years, of both sexes included in the home care service in a hospital in the city of Recife; with health service professionals; as well as participating caregivers, Home Care Service. It was developed an interview script to be submitted to the Ethics Committee by signing the Consent and Informed by agreeing to participate in the study previously approved by the Ethics Committee of the educational institution. Results: All older people report satisfaction with the service, they understand the guidance of the professionals and have good relationship with them. Two seniors reported having been poorly informed about the same before being registered, but all reported some improvement in their health / life after inclusion in the service. Still two elderly say the service needs some improvements, such as: delivery of diapers and medicines. With regard to the caregivers and your eye on the service, all interviewed say they have no knowledge about the service prior to its inclusion. All claim that the service meets the needs of the elderly and is thus satisfied with the service. All respondents claim to have good relationship with professionals and these are clear with regard to the guidance given at home. Two caregivers said that SAD does not offer all that was promised to care, reporting the lack of medical visit and the lack of diapers. Professional service explanaram on the concept of integral health care of the elderly, where three claim that the service carries this wholeness with the beneficiaries. Conclusion: Program Best in House, materialized by the Home Care Service, is a response, a demand for containment strategy, key to reducing the vote for hospital services and fostering partnerships between the health system, families and communities, minimizing the state's responsibility regarding the provision of health care. A Federal program characteristic of a contrarreforma the state, expressing new determinations and demands to all health professionals. It is not a space of affirmation of the rights of the elderly to full and humanized health, but response to the state's needs.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Gerontologia

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