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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/18355
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Título: | Desenvolvimento de jogos digitais para educação alimentar e nutricional utilizando educação popular e design participativo |
Autor(es): | SILVA, Cecilia Cordeiro da |
Palavras-chave: | Jogos sérios; Educação em saúde; Educação popular; Game design; Design participativo; Seriousgames; Healtheducation; Populareducation; Game design; Participatory design |
Data do documento: | 14-Jul-2016 |
Editor: | Universidade Federal de Pernambuco |
Abstract: | O jogo e o ato de brincar assumem papel fundamental no desenvolvimento humano, estando presentes em todas as culturas e civilizações. Ao jogo podem estar associados aspectos lúdicos diversos que por si só são capazes de engajar os jogadores a superar obstáculos e atingir objetivos. Para Paulo Freire, a relação entre educadores e educandos deve se dar em interação constante e transformadora, onde o educador é desafiado a reconstruir criativamente o conhecimento a partir da interação com os educandos, respeitando seu conhecimento prévio, sua história e contexto social e cultural, usando como mediação o afeto, que por sua vez pode se expressar na forma de atividades lúdicas e de jogos. O design participativo é um conjunto de metodologias pelas quais os potenciais usuários são envolvidos na construção da solução, participando de determinadas etapas do projeto, da concepção à validação participativa, podendo também participar do desenvolvimento em si. Este trabalho tem como objetivo geral demonstrar que o processo de design participativo pode ser combinado às dinâmicas participativas da Educação Popular, para construir uma metodologia de construção de jogos sérios para aplicações em educação em saúde. Como estudo de caso, foi abordado o tema da educação alimentar e nutricional, a partir do jogo sério “Comer Legal: Uma aventura nutricional”, desenvolvido neste trabalho. Para a primeira versão, foram utilizadas observações e anotações de oficinas participativas realizadas no Assentamento Nova Canaã, no município de Tracunhaém, Zona da Mata Norte de Pernambuco, e o diagnóstico da situação de saúde alimentar e nutricional. Também foi construído um diagnóstico da situação de saúde alimentar e nutricional da cidade de Bissau, capital da Guiné-Bissau, a partir de entrevistas com agentes de Estado e da sociedade civil organizada. O jogo foi modificado, ajustado e validado de forma participativa junto a um grupo de nove nutricionistas e com 177 alunos do ensino fundamental de duas escolas dos municípios de Carpina e Paudalho, Zona da Mata Norte de Pernambuco. Os resultados evidenciaram que o jogo sério desenvolvido foi considerado tanto divertido quanto efetivo do ponto de vista pedagógico, tendo ajudado os alunos a identificar alimentos saudáveis e classificá-los entre energéticos, reguladores e construtores. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/18355 |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Ciência da Computação |
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