Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/18601

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorDORNELAS, Jairo Simião-
dc.contributor.authorALBUQUERQUE, Catarina Rosa e Silva de-
dc.date.accessioned2017-04-19T18:51:20Z-
dc.date.available2017-04-19T18:51:20Z-
dc.date.issued2015-09-21-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/18601-
dc.description.abstractHá muito se estuda o uso de tecnologia da informação em apoio a diversas atividades nas organizações. Um eixo desses estudos convergiu, a partir da década de 1990, para o estudo de sistemas que suportassem o trabalho em grupo, inicialmente colocalizados e, mais recentemente, dispersos. Tais sistemas, nominados sistemas colaborativos, adquiriram maior robustez ao serem beneficiados com as funcionalidades mais sociais da web 2.0, permitindo a interação simultânea e à distância, ampliando as possibilidades de abordagens e arranjos de suas funções. Em outro ângulo, a tarefa de gerar ideias em grupo é algo que acontece no cotidiano desses coletivos e é essencial aumentar o desempenho das organizações perante o cenário dinâmico e competitivo do mercado. Nesta perspectiva, vislumbrou-se acoplar um sistema colaborativo a uma tarefa de geração de ideias expectando que tal dueto poderia facultar um melhor resultado naquela tarefa. Assim, a pesquisa objetivou apurar qual o efeito que a adoção de um sistema colaborativo provocaria na estruturação da tarefa de geração de ideias em grupos virtuais. Para embasar essa discussão, utilizaram-se as lentes de teorias estruturacionais e da atividade, além do modelo 3C de colaboração. Em seguida, para operacionalizar a pesquisa, realizou-se um quase-experimento, no qual funcionários de uma empresa do segmento farmacêutico foram instados a gerar ideias mediados por um sistema colaborativo especificado para a pesquisa, tendo sido aqueles observados sob parâmetros da quantidade e qualidade das ideias geradas e da satisfação com o processo e com o resultado. Os aspectos apurados confirmaram as expectativas iniciais, indicando que há potencial de sucesso, mas, por outro lado, fazem ver que os processos e rotinas bem definidos, a facilitação das atividades pelo sistema e os elementos constantes em encontros presenciais são componentes relevantes em tarefas grupais apoiadas pela TI, especialmente as de geração de ideias.pt_BR
dc.description.sponsorshipFACEPEpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectColaboração. Modelo 3C de colaboração. Geração de ideias em grupo. Sistemas colaborativos. Teoria da atividade.pt_BR
dc.subjectCollaboration. 3C collaboration model. Group Idea Generation. Collaborative Systems. Structuration Theory. Activity Theory.pt_BR
dc.titleSistemas colaborativos e a estruturação do processo de geração de ideias em grupo: um dueto com potencial de sucessopt_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7292883339844457pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3980081716191136pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Administracaopt_BR
dc.description.abstractxThere has been a lot of studies using information technology as a support for several activities in organizations. In the 90´s decade, an axis of such studies converged for the teamwork’s support systems study, initially co-located and, more recently, dispersed, called collaborative systems. Empowered by the web 2.0 social functionalities, this system strengthens simultaneous and distance interaction, increasing the possibilities of its function as arrangements and approaches. In another perspective, the generating group ideas task is something that happens routinely in a group and it is frequently used to increase the organizational performance in this dynamic and competitive market scenario. From this perspective, there has been an idea of coupling a collaborative system to a task of idea generation expecting that such duet could generate better outcomes. Therefore, the research aims to verify what effects the adoption of a more socially profiled collaborative system would result in the structuring the idea generation tasks in dispersed groups. As a basis for this discussion, the structural and activity theories lenses were used, and also the 3C collaboration model. Then, to operationalize the research, a quasi-experiment was performed, where a pharmaceutical company employees were asked to generate ideas mediated by a collaborative system, developed especially for the research. During the quasi-experiment, it has been observed, using quantitative and qualitative techniques, the number and quality of the generated ideas, the satisfaction with the process and its results. The results confirmed the initial expectation, pointing out that this social and collaborative system type performs an important role in supporting idea generation tasks, moreover, the importance of well-defined processes and routines, the activities facilitation by the system and the elements experienced in face-to-face encounters must be considered as well.pt_BR
Aparece en las colecciones: Teses de Doutorado - Administração

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TeseCatarina_Final.pdf8,07 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons