Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/18655

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSOARES, Paulo Marcondes Ferreira-
dc.contributor.authorCAIO NETTO, Manoel Sotero-
dc.date.accessioned2017-04-27T12:17:30Z-
dc.date.available2017-04-27T12:17:30Z-
dc.date.issued2016-02-24-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/18655-
dc.description.abstractEste estudo se propõe analisar os campos de forças (Benjamin, 2007) dinâmicos resultantes de práticas culturais motivadas em contextos periférico-urbanos, bem como refletir sobre as inter-relações, confrontos e interpelações decorrentes desses processos sociais agenciados coletivamente (Becker, 1977). Diante desse contexto, esta pesquisa irá se debruçar sobre o Kuduro angolano e a Cumbia villera argentina, uma vez que estes compõem arranjos identitários (Hall, 2004) articulados no espaço urbano contemporâneo sob a intensa mediação e apropriação de artefatos tecnológicos. Em consonância com Hennion (2002), a perspectiva ventilada aqui é que tanto os grupos sociais como os artistas estão simultaneamente à procura da construção de suas identidades, e que estas giram em torno de certas práticas artísticas Neste sentido, ressalto a importância dessas movimentações que provocaram outras disposições da produção musical, haja vista as inscrições locais e suas práticas discursivas - condições de produção e consumo de textos particulares (Fairclough, 2001). Em síntese, busquei compreender como se dão os processos de identificação e legitimação de práticas culturais em contextos periféricos-urbanos (Kuduro e Cumbia Villera) dentro da intricada relação que envolve o globalismo da apropriação musical, os processos de identificação locais, a negativização dos aspectos culturais dos agentes e a ambivalência que transita entre desejo e recusa de integração. Desta maneira, analiso a construção de repertórios discursivos que produzem deslocamentos sobre a periferia (Frúgoli, 2005) e contrapontos por meio da leitura transfigurada do cotidiano.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectProcessos de Identificaçãopt_BR
dc.subjectApropriações Tecnológicaspt_BR
dc.subjectAções Coletivaspt_BR
dc.subjectMúsicas periférico-urbanaspt_BR
dc.subjectProcesses of Identificationpt_BR
dc.subjectTechnological Appropriationpt_BR
dc.subjectCollective Actionspt_BR
dc.subjectPeripheral-urban Musicpt_BR
dc.titlePráticas culturais em contextos periféricourbanos e suas inter-relações/interpelações: ações coletivas, processos de identificação e apropriações tecnológicas nos gêneros Kuduro e Cumbia Villerapt_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2498723692985985pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2240014218572495pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Sociologiapt_BR
dc.description.abstractxThis study aims to analyse the dynamic force fields (Benjamin, 2007) resulting from cultural practices induced in peripheral-urban contexts, as well as how to reflect on the interrelations, confrontations and interpellations deriving from these collectively factored social processes (Becker, 1977). Before this context, this research will delve into the Angolan Kuduro and the Argentinian Cumbia Villera, since these compose identity arrangements (Hall, 2004) articulated in the contemporary urban space under the intense mediation and appropriation of technological artifacts. Attuned with Hennion (2002), the perspective aired here is that the social groups as well as the artists are simultaneously in search of the construction of their identities, and that these swirl around certain artistic practices. In this sense, I emphasize the importance of these movements that provoked other dispositions in musical production, considering the local inscriptions and their discursive practices - conditions for the production and consumption of particular texts (Fairclough, 2001). In short, I aimed to comprehend how the processes of identification and legitimation of these cultural practices are set in their respective contexts within the relation, always complex, among the globalism of musical appropriation, the regionalism of belongings, the stigmatizing of the musical culture itself and the ambivalence that transits between the desire for and the refusal of integration. In this manner, I analyse the construction of discursive repertoires that create translations over the periphery (Frúgoli, 2005) and counterpoints through the transfigured reading of everyday life.pt_BR
Aparece nas coleções:Teses de Doutorado - Sociologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TESE - Manoel Sotero Caio Netto.pdf4,5 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons