Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/18727

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorSILVA, Lucio Camara e-
dc.contributor.authorSOUZA, Bruna Vanessa de-
dc.date.accessioned2017-05-08T13:51:29Z-
dc.date.available2017-05-08T13:51:29Z-
dc.date.issued2016-07-15-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/18727-
dc.description.abstractAtualmente, diante do mercado cada vez mais globalizado e altamente competitivo nota-se uma maior exigência dos clientes por melhores produtos e serviços oferecidos pelas organizações. Diante de tal realidade, a gestão da qualidade tem adquirido uma importância cada vez maiorna busca por maiores níveis de competitividade das empresas, uma vez que a utilização de ferramentas e programas de qualidade nos processos produtivos das organizações podem proporcionar inúmeros benefícios, como melhoria do produto final, aumento da produtividade e redução dos custos operacionais. Portanto, esta dissertação tem por objetivo realizar um mapeamento do perfil das empresas do APL têxtil de Pernambuco quanto ao uso das ferramentas da gestão da qualidade. Para alcançar tal objetivo, foi realizada uma pesquisa bibliográfica e umlevantamento de informações em 29 empresas que compõem o APL de Confecções do Agreste Pernambucano. Os dados foram coletados com a utilização de um questionário estruturado contendo 33 questões, que foi direcionado para gestores da área de produção e daqualidade e a aplicação foi realizada nos meses de junho, agosto e setembro de 2015. Os resultados oriundos dessa pesquisa mostram que o elemento “qualidade” não é fator prioritário destas organizações. Também, verificou-se que uma pequena parcela das empresas utiliza programas e ferramentas da gestão da qualidade. Ainda sob análise dos dados, constatou-se que apenas uma empresa, dentre as analisadas, possui certificação ISO 9001, razão estaconsiderada críticaem uma região de grande representatividade para a economia do Agreste de Pernambuco.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectGestão da Qualidadept_BR
dc.subjectFerramentaspt_BR
dc.subjectProgramas e Metodologia da Qualidadept_BR
dc.subjectArranjos Produtivos Locais do Agreste de Pernambucopt_BR
dc.subjectQuality Managementpt_BR
dc.subjectQuality Programs and Methodology Toolspt_BR
dc.subjectLocal Productive Arrangements of the Pernambuco’sAgrestept_BR
dc.titleMapeamento do perfil das empresas do APL têxtil de Pernambuco quanto ao uso de ferramentas de gestão da qualidadept_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5059640514105511pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9306977460682234pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Engenharia de Producao / CAApt_BR
dc.description.abstractxNowadays, given the increasingly globalized and highly competitive market, it has been identified a major demand from clients for better products and services offered by the enterprises. Based on this reality, the quality management has acquired an increasing importance in the search for higher levels of enterprises competitiveness, because the use of quality tools and programs in the organization productive processes can provide various benefits as improvements in the final products, increasing productivity and reduce of the operate costs. Therefore, this work aims to perform a profile mapping of companies in the textile APL of Pernambuco regarding to the use of quality management tools. For reaching this goal, it was performed a bibliographic research and a collection of information in 29 enterprises that compose the textile APL at Pernambuco/Brazil. The data was collected with the use of a structured questionnaire with 33 questions. This questionnaire was directed to the managers in the production and quality fields and the application was made in June, August and September of 2015. The research results show that the element “quality” is not a priority factor of these organizations. It was also identified that a small portion of the enterprises uses programs and tools of quality management. Still regarding to the data analysis, it was identified that only one among the analyzed companies has ISO 9001 certification, which is considered a critical factor in a region of great representativity to the economy of Pernambuco.pt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Engenharia de Produção / CAA

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Bruna.pdf1,91 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons