Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/18952

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSANTOS, Maria de Fátima de Souza-
dc.contributor.authorRIBEIRO, Fernanda Siqueira-
dc.date.accessioned2017-06-01T13:02:31Z-
dc.date.available2017-06-01T13:02:31Z-
dc.date.issued2016-04-27-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/18952-
dc.description.abstractEsta pesquisa teve como objetivo investigar as representações sociais (RS) de família por diferentes gerações e posições específicas – filhos, pais e avós. Buscamos também identificar as inter-relações dessas RS de família com elementos da memória social nos processos de transmissão entre as gerações. Para isso, realizamos dois estudos: o primeiro, com o objetivo geral de identificar o conteúdo das RS de família por três gerações, no qual foram aprofundadas 15 entrevistas (filhos, pais e avós de ambos os sexos) com roteiro semiestruturado; e o segundo, que investigou os processos de construção das RS de família e o papel da memória social nessa construção em diferentes gerações, através de três oficinas sociodramáticas com quatro participantes cada: filhos (9 a 11 anos); pais (37 a 41 anos) e avós (59 a 68 anos), de ambos os sexos. A análise dos resultados mostrou, nos dois estudos, uma representação de família valorizada positivamente, com pontos comuns, como a concepção do seu surgimento através dos ritos sociais (namoro, casamento, nascimento), sua configuração (pais, filhos, avós e parentes extensos), sua formação por vínculos consanguíneos e, acima de tudo, afetivos, o que inclui adoção, amigos e relações das famílias reconstruídas. Tem função de amar, cuidar, proteger, estar junto. É responsável, transmite valores e educa, variando de acordo com posicionamento ocupado. No segundo estudo, especificamente, as concepções, práticas e modelos familiares foram observados nos seus processos de transição e transmissão geracional, identificando-se aspectos da memória social, como a memória comum/geracional, pessoal, que estão presentes na construção das RS, atreladas ao pensamento social e a formação das identidades. Pudemos concluir que as RS de família são formadas por tradições, valores, crenças, ideias e afetos compartilhados e perpassados entre as gerações em meio a tensões, resistências e mudanças.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectRepresentações sociaispt_BR
dc.subjectFamíliapt_BR
dc.subjectGeraçãopt_BR
dc.subjectMemória socialpt_BR
dc.subjectSocial representationspt_BR
dc.subjectFamilypt_BR
dc.subjectGenerationpt_BR
dc.subjectSocial memorypt_BR
dc.titleRepresentações sociais de família por diferentes gerações e sua relação com a memória socialpt_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6856917660756426pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8991172780503312pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Psicologiapt_BR
dc.description.abstractxThis research aimed to investigate family social representations (RS) in different generations and different specific positions – children, parents and grandparents. We also sought to identify the interrelationships of these family RS with elements of social memory in the process of transmission between the generations. To this end, we conducted two studies: first, with a overall objective of to identify the content of the family RS in three generations, which were 15 in-depth interviews (children, parents and grandparents of both sexes) with a semistructured script; and the second, a study that investigated the construction processes of the family RS and the role of social memory in this construction in different generations through three sociodramatic workshops with four participants each: children (9-11 years old); parents (37-41 years old) and grandparents (59-68 years old) of both sexes. The results of both studies showed a family representation positively valued, with common points, such as the design of its emergence through social rituals (dating, marriage, birth), configuration (parents, children, grandparents and extended relatives), its formation by consanguineous ties and, above all, affective, which includes adoption, friends and relations of the reconstructed families. Its functions are to love, to care for, to protect, to be together. It is responsible, transmits values and educates, varying according to occupied position. In the second study, specifically, the concepts, practices and family patterns were observed in their generational transition and transmission, identifying aspects of social memory as the common/generational memory, personal, that are present in the construction of RS, linked to the social thinking and the formation of identities. We concluded that the family RS are formed by traditions, values, beliefs, ideas and affections shared and passed down through generations amid tensions, resistance and change.pt_BR
Aparece nas coleções:Teses de Doutorado - Psicologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
5 TESE FINAL_pos defesa (4).pdf2,02 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons