Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/19240

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorOLIVEIRA, Saulo Fernandes Melo de-
dc.contributor.authorSANTOS, Phelipe Ferreira-
dc.date.accessioned2017-06-26T19:44:17Z-
dc.date.available2017-06-26T19:44:17Z-
dc.date.issued2017-06-26-
dc.date.submitted2016-12-09-
dc.identifier.citationSANTOS, P. S.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/19240-
dc.description.abstractO Transtorno do Desenvolvimento da Coordenação (TDC) se caracteriza por um prejuízo significativo o qual afeta o desenvolvimento da coordenação motora, com o diagnóstico sendo feito quando este prejuízo interfere significativamente nas atividades diárias da vida do indivíduo. Sua causa pode estar relacionada com diversos fatores, dentre eles transtorno do desenvolvimento ocasionado por tipos de deficiência intelectual. Por isso o objetivo do estudo foi avaliar a coordenação motora de estudantes com deficiência intelectual. A metodologia empregada para a coleta dos dados foi por meio do recrutamento dos indivíduos com idade escolar e acima da idade escolar do ensino da rede municipal da cidade da Vitória de Santo Antão/PE. Para avaliar o TDC, o Teste de Coordenação Corporal para Crianças (Körperkoordinationstest Für Kinder - KTK), desenvolvido pelos pesquisadores alemães Kiphard e Schilling (1974), foi utilizado com o propósito de diagnosticar mais sutilmente as deficiências motoras em crianças com lesões cerebrais e/ou desvios comportamentais. Para análise dos dados para comparação entre os grupos em ralação ao gênero e faixa etária, realizou-se o Teste t de student. Verificou-se que não houve diferença significativa entre os escores das tarefas motoras após a comparação entre os gêneros. Contudo quando comparou-se os escores individuais de acordo com a faixa etária válida e não válida para a realização do teste KTK, os indivíduos que estavam dentro da faixa válida para o teste apresentaram escores superiores em 3 das quatro tarefas realizadas em relação as pessoas que estavam fora da faixa etária de aplicabilidade para o teste. Por tanto é possível avaliar a coordenação motora de estudantes com deficiência intelectual, bem como verifica-se que os escores motores obtidos nas quatro tarefas da bateria KTK apresentam valores inferiores aqueles observados por estudantes sem nenhum tipo de deficiência intelectual ou atraso no desenvolvimento. Palavras-chave: Coordenação Motora. Atividade Física. Deficiência Inpt_BR
dc.format.extent27p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectAtividade Motorapt_BR
dc.subjectDesempenho Psicomotorpt_BR
dc.subjectDeficiência Intelectualpt_BR
dc.titleAvaliação da coordenação motora em estudantes com deficiência intelectualpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coMANSUR, Henrique Novais-
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4274924U5pt_BR
dc.description.abstractxThe Coordination Development Disorder (CDD) Is characterized by a significant impairment that affects the development of motor coordination, with the diagnosis being made when this impairment significantly interferes with the daily activities of the individual's life. Its cause may be related to several factors, among them developmental disorder caused by types of intellectual disability. Therefore the objective of the study was to evaluate the motor coordination of students with intellectual disabilities. The methodology used for the data collection was through the recruitment of individuals with school age and above the school age of the teaching of the municipal network of the city of Vitória de Santo Antão / PE. To evaluate the TDC, the Coordination Body Test for Children (Körperkoordinationstest Für Kinder - KTK), developed by German researchers Kiphard and Schilling (1974), It was used in order to diagnose more subtle motor disabilities in children with brain damage and / or behavioral disorders. For data analysis to compare the grating in groups to gender and age group, there was the t test student. It was found that there was no significant difference between the scores of motor tasks after comparison between genders. However when compared to the individual scores according to the valid age and not valid for the realization of the KTK test, subjects were within the valid range for the test had higher scores in three of the four tasks carried out in relation to people they were outside the age range of applicability for testing. Therefore it is possible to assess the motor skills of students with intellectual disabilities, and check that the motor scores obtained in the four KTK battery tasks are lower those observed by students without any intellectual disability or developmental delay.pt_BR
dc.subject.cnpqCiências da Saúdept_BR
dc.degree.departament(CAV-NEF) - Núcleo de Educação Físicapt_BR
dc.degree.graduationCAV-Curso de Educação Física – Bachareladopt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localVitóriapt_BR
dc.contributor.advisor-coLatteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4775407A3pt_BR
Aparece nas coleções:(CAV) TCC - Educação Física (Bacharelado)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SANTOS, Phelipe Ferreira.pdf1,14 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons