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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/20009
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Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | FIGUEIREDO FILHO, Dalson Britto | - |
dc.contributor.author | LUZ, Luciana Cristina Silva da | - |
dc.date.accessioned | 2017-07-25T13:07:34Z | - |
dc.date.available | 2017-07-25T13:07:34Z | - |
dc.date.issued | 2016-08-04 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/20009 | - |
dc.description.abstract | Que fatores explicam a percepção da efetividade da avaliação do estágio probatório? Nosso principal objetivo é identificar que fatores explicam esta percepção a partir de um estudo de caso com servidores técnico-administrativos na Universidade Federal de Pernambuco. Testamos a hipótese de que fatores contextuais são mais importantes do que variáveis pessoais. Metodologicamente, adotou-se uma perspectiva multimétodo, combinando estudo de caso, observação não participante, análise documental, estatística descritiva e multivariada. Os dados foram coletados através de um survey realizado com 550 participantes e as respostas foram submetidas à análise fatorial confirmatória que identificou quatro dimensões (Efetividade da Avaliação do Estágio Probatório, Suporte da Instituição, Ação Gerencial e Valorização do Estágio Probatório enquanto Avaliação). Em seguida, utilizou-se a regressão linear múltipla para mensurar o efeito das dimensões sobre a percepção da Efetividade da Avaliação do Estágio Probatório. Os resultados corroboram a hipótese de pesquisa já que fatores contextuais exercem maior impacto sobre a percepção da efetividade do que variáveis pessoais. Comparativamente, o Suporte da Instituição foi a dimensão que produziu maior efeito. Com este trabalho espera-se incentivar uma reflexão sistemática sobre o sistema de avaliação do estágio probatório e fornecer subsídios para elaboração de políticas especialmente voltadas para melhorar a qualidade da burocracia no Brasil. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Estágio Probatório | pt_BR |
dc.subject | Avaliação de Desempenho | pt_BR |
dc.subject | Profissionalização do Serviço Público | pt_BR |
dc.subject | Reforma do Estado | pt_BR |
dc.subject | Probationary Period | pt_BR |
dc.subject | Performance Rating | pt_BR |
dc.subject | Service Professionalization Public | pt_BR |
dc.subject | Reform of State | pt_BR |
dc.title | Um estudo de caso sobre a efetividade da avaliação do Estágio Probatório na Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/4821525364463368 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/6683806605359913 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pos Graduacao em Politicas Publicas | pt_BR |
dc.description.abstractx | What factors explain the perception of the effectiveness of the probationary period rating? Our main goal is to identify what factors explain this perception through a case study with technical administrative employees of the Federal University of Pernambuco. We test the hypothesis that contextual factors are more important than personal variables. Methodologically, we adopted a multi-method approach, combining case study, non participative observation, document analysis and descriptive and multivariate statistics. Data was gathered from a survey carried out with 550 participants and the answers were submitted to confirmatory factor analysis which identified four dimensions (Effectiveness of the Probationary Period Rating System, Institutional Support, Management Action and Recognition of the Probatory Period as Evaluation). Then, we applied linear multiple regression to estimate the effect of these three different dimensions on the perception of the Effectiveness of the Probationary Period Rating System. The results support the research hypothesis since contextual factors exert greater impact than personal variables. Moreover, Institutional Support was the dimension that yielded highest effect. By doing this study, we expect to contribute to encourage systematic reflection on the probationary rating system and to provide input for the elaboration of public policies particularly committed to improve bureaucratic quality in Brazil. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Políticas Públicas |
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