Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/20049

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSANDRONI, Carlos-
dc.contributor.authorANDRADE, Rafael Moura de-
dc.date.accessioned2017-07-26T12:43:10Z-
dc.date.available2017-07-26T12:43:10Z-
dc.date.issued2016-02-29-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/20049-
dc.description.abstractEsta pesquisa tem como objetivo apresentar uma interpretação sobre a política cultural implementada no carnaval do Recife, através do Carnaval Multicultural do Recife, a partir das categorias em uso pelos agentes públicos responsáveis pela criação e desenvolvimento de tal política pública. Apesar de o carnaval ser constantemente trabalhado como uma festa ligada à espontaneidade e à quebra das hierarquias e da ordem, os carnavais brasileiros, e em especial a festa recifense, possuem uma relação direta com o Estado – remontando aos primórdios da folia no país –, seja através de intervenções e tentativas de proibir certas manifestações, seja na criação de artifícios para regular o festejo popular. A partir dos anos 1970, a Prefeitura do Recife, seguindo um movimento que se apresentava também em outras cidades do país, reitera seu interesse pela festa sob a ótica da gestão pública para o turismo. Esta relação entre carnaval e administração pública em Recife encontra seu ápice no início dos anos 2000, com a criação do Carnaval Multicultural do Recife. A interpretação aqui proposta utiliza como base de sua leitura as três categorias identificadas como centrais dentro do discurso da gestão pública: a democratização da festa; a diversidade de manifestações culturais; e a descentralização dos polos de animação.pt_BR
dc.description.sponsorshipCNPQpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectCarnaval Multiculturalpt_BR
dc.subjectDemocratizaçãopt_BR
dc.subjectDiversidade Culturalpt_BR
dc.subjectDescentralizaçãopt_BR
dc.subjectEstudos do Carnavalpt_BR
dc.subjectCarnival Studiespt_BR
dc.subjectCultural Diversitypt_BR
dc.subjectDemocratizationpt_BR
dc.subjectDecentralizationpt_BR
dc.subjectMulticultural Carnivalpt_BR
dc.titleA política multicultural no carnaval do Recife : democratização, diversidade e descentralizaçãopt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6583401194431142pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2096219243191159pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Antropologiapt_BR
dc.description.abstractxThis research aims to present an interpretation of the cultural policy implemented in the carnival of Recife, through the so-called “Carnaval Multicultural do Recife”. This will be done taking as a point of departure the categories used by the agents who are responsible for the creation and the development of such public policy. Despite the carnival being constantly promoted as an event linked to the spontaneity and the breakdown of hierarchies and order, Brazilian carnivals, especially Recife’s, have a direct relationship with the state - going back to the early days of the carnival in the country - either through interventions and attempts to ban certain manifestations or through the creation of devices to regulate the popular celebration. Beginning in the 1970s, the city of Recife reiterates its interest in the Carnival following the perspective of public management for tourism under a demonstration that was also widespread in other cities of the country with this purpose. This relationship between Carnival and public administration in Recife finds its peak in the early 2000s, with the creation of the “Carnaval Multicultural do Recife”. The interpretation proposed here uses as basis the following three categories, which are identified as core within the discourse of public management: the democratization of the Carnival party; the diversity of cultural expressions and the decentralization of concert venues.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Antropologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Rafael Moura de Andrade - Dissertação Versão Final .pdf7,7 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons