Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/20156

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorMORAES NETO, Fernando Ribeiro de-
dc.contributor.advisorCAMPOS, Josemberg Marins-
dc.contributor.authorTUBE, Milton Ignacio Carvalho-
dc.date.accessioned2017-07-31T12:08:04Z-
dc.date.available2017-07-31T12:08:04Z-
dc.date.issued2016-02-12-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/20156-
dc.description.abstractObjetivo: Aplicar uma metodologia construtivista fundamentada no uso de novos modelos cirúrgicos suínos no ensino-treinamento de procedimentos de emergências para capacitação de estudantes de medicina. Métodos: Estudo transversal, analítico, prospectivo, comparativo, controlado, divido em duas Fases. Primeira Fase: Ensino-Treinamento de Monitores; Segunda Fase: Ensino-Treinamento das Turmas de 2° e 8° Períodos. Amostra constituída de 332 estudantes divididos em 03 grupos: A, Monitores; B, 2° período e C, 8° período, 15 foram excluídos estudantes. Os grupos receberam aulas de cinco procedimentos de emergências aplicando didática diferenciada para cada grupo. Estes treinaram os procedimentos duas horas por semana durante um semestre. Aplicou-se o Protocolo de Avaliação de Ensinotreinamento de Procedimentos de Emergência (Pré e Pós-teste), prova objetivadiscursiva e a Escala de Avaliação Global de Desempenho Operativo (OSATS) para estimação de habilidades desenvolvidas. Resultados: Grupo A desenvolveu médias superiores aos grupos B e C em todas as variáveis. As diferencias entre os grupos B e C não foram significativas. O grupo C não demostrou um desempenho superior aos outros. Conclusões: Estudantes de medicina desenvolveram conhecimentos e habilidades clinico-cirúrgicas homogêneas mediante a aplicação da metodologia construtivista fundamentada no uso de modelos cirúrgicos suínos e anatômicos, sendo capazes de executar satisfatoriamente procedimentos invasivos de emergência.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectMetodologia construtivista ensinopt_BR
dc.subjectTreinamento simulação cirúrgicapt_BR
dc.subjectCricotiroidotomiapt_BR
dc.subjectToracostomíapt_BR
dc.subjectDissecção venosapt_BR
dc.subjectConstructivist methodology surgical educationpt_BR
dc.subjectModel swine surgical education Undergraduatept_BR
dc.subjectCricothyroidotomypt_BR
dc.subjectThoracostomypt_BR
dc.subjectVenous cutdownpt_BR
dc.titleModelos clínico-cirúrgicos suínos para ensino-treinamento de procedimentos de emergência aplicados à metodologia construtivista na graduação de medicinapt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coCOELHO, Maria Rosângela Duarte-
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9910181746177346pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1160739586885302pt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8353311328898770pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Cirurgiapt_BR
dc.description.abstractxAims: Apply a constructivist methodology based on the use of new surgical swine models in the teaching and training of emergency procedures for training medical students. Methods: Cross-sectional, analytical, prospective, comparative, controlled, divided into two phases. First phase: Teaching and Training of Monitors; Stage Two: Teaching and Training of Classes 2 and 8th periods. Sample consisting of 332 students divided into 03 groups: A, Monitors; B, 2nd period and C, 8th period, 15 students were excluded. The five groups received emergency procedures applying different classes teaching for each group. These procedures have trained two hours per week for one semester. Applied the Protocol Assessment of Teaching and Training Emergency Procedures (pre and post-test), the objective is discursive event and the Global Assessment Scale Operating Performance (OSATS) pet developed skills. Results: Group A developed higher average than the B and C groups for all variables. The differences between groups B and C were not significant. Group C did not show superior performance to others. Conclusions: Medical students developed clinical and surgical skills homogeneously by applying the constructivist methodology based on the use of surgical pigs and anatomical models and performed invasive emergency procedures.pt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Cirurgia

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
MILTON - COLACAO DE GRAU.pdf6,49 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons