Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/20156
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | MORAES NETO, Fernando Ribeiro de | - |
dc.contributor.advisor | CAMPOS, Josemberg Marins | - |
dc.contributor.author | TUBE, Milton Ignacio Carvalho | - |
dc.date.accessioned | 2017-07-31T12:08:04Z | - |
dc.date.available | 2017-07-31T12:08:04Z | - |
dc.date.issued | 2016-02-12 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/20156 | - |
dc.description.abstract | Objetivo: Aplicar uma metodologia construtivista fundamentada no uso de novos modelos cirúrgicos suínos no ensino-treinamento de procedimentos de emergências para capacitação de estudantes de medicina. Métodos: Estudo transversal, analítico, prospectivo, comparativo, controlado, divido em duas Fases. Primeira Fase: Ensino-Treinamento de Monitores; Segunda Fase: Ensino-Treinamento das Turmas de 2° e 8° Períodos. Amostra constituída de 332 estudantes divididos em 03 grupos: A, Monitores; B, 2° período e C, 8° período, 15 foram excluídos estudantes. Os grupos receberam aulas de cinco procedimentos de emergências aplicando didática diferenciada para cada grupo. Estes treinaram os procedimentos duas horas por semana durante um semestre. Aplicou-se o Protocolo de Avaliação de Ensinotreinamento de Procedimentos de Emergência (Pré e Pós-teste), prova objetivadiscursiva e a Escala de Avaliação Global de Desempenho Operativo (OSATS) para estimação de habilidades desenvolvidas. Resultados: Grupo A desenvolveu médias superiores aos grupos B e C em todas as variáveis. As diferencias entre os grupos B e C não foram significativas. O grupo C não demostrou um desempenho superior aos outros. Conclusões: Estudantes de medicina desenvolveram conhecimentos e habilidades clinico-cirúrgicas homogêneas mediante a aplicação da metodologia construtivista fundamentada no uso de modelos cirúrgicos suínos e anatômicos, sendo capazes de executar satisfatoriamente procedimentos invasivos de emergência. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | CAPES | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Metodologia construtivista ensino | pt_BR |
dc.subject | Treinamento simulação cirúrgica | pt_BR |
dc.subject | Cricotiroidotomia | pt_BR |
dc.subject | Toracostomía | pt_BR |
dc.subject | Dissecção venosa | pt_BR |
dc.subject | Constructivist methodology surgical education | pt_BR |
dc.subject | Model swine surgical education Undergraduate | pt_BR |
dc.subject | Cricothyroidotomy | pt_BR |
dc.subject | Thoracostomy | pt_BR |
dc.subject | Venous cutdown | pt_BR |
dc.title | Modelos clínico-cirúrgicos suínos para ensino-treinamento de procedimentos de emergência aplicados à metodologia construtivista na graduação de medicina | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co | COELHO, Maria Rosângela Duarte | - |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/9910181746177346 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/1160739586885302 | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/8353311328898770 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pos Graduacao em Cirurgia | pt_BR |
dc.description.abstractx | Aims: Apply a constructivist methodology based on the use of new surgical swine models in the teaching and training of emergency procedures for training medical students. Methods: Cross-sectional, analytical, prospective, comparative, controlled, divided into two phases. First phase: Teaching and Training of Monitors; Stage Two: Teaching and Training of Classes 2 and 8th periods. Sample consisting of 332 students divided into 03 groups: A, Monitors; B, 2nd period and C, 8th period, 15 students were excluded. The five groups received emergency procedures applying different classes teaching for each group. These procedures have trained two hours per week for one semester. Applied the Protocol Assessment of Teaching and Training Emergency Procedures (pre and post-test), the objective is discursive event and the Global Assessment Scale Operating Performance (OSATS) pet developed skills. Results: Group A developed higher average than the B and C groups for all variables. The differences between groups B and C were not significant. Group C did not show superior performance to others. Conclusions: Medical students developed clinical and surgical skills homogeneously by applying the constructivist methodology based on the use of surgical pigs and anatomical models and performed invasive emergency procedures. | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | Dissertações de Mestrado - Cirurgia |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
MILTON - COLACAO DE GRAU.pdf | 6,49 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons