Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/21700

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorARRUDA, Amilton José de Vieira-
dc.contributor.authorMARONI, Isabela Maria Raposo-
dc.date.accessioned2017-09-25T15:01:09Z-
dc.date.available2017-09-25T15:01:09Z-
dc.date.issued2016-12-06-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/21700-
dc.description.abstractNos últimos anos, inovação tem sido uma palavra importante no meio empresarial, mas no universo das empresas conhecidas como startups, inovar é uma condição existencial. Empreendedores desejam que seus pequenos negócios ganhem escala e agilidade no mercado de consumo com suas ideias criativas e disruptivas. Entretanto, por serem diferentes das empresas consideradas tradicionais, esses negócios necessitam de modelos de gestão que compreendam suas singularidades e permitam o estabelecimento de uma realidade compatível com suas limitações de recursos, a fim de continuar inovadoras e competitivas no Brasil, cujo índice de mortalidade ainda é elevado. A partir dessas motivações, o presente estudo analisou a estrutura de fomento ao empreendedorismo e inovação do Porto Digital, para relacionar as metodologias utilizadas pelo cluster com a gestão do design, cujos processos podem estimular o desenvolvimento da capacidade inovativa dessas jovens organizações por implementar uma abordagem da gestão do design de forma projetual e colaborativa como parte a identificação de oportunidades de inovação no atual ambiente em que as startups estão inseridas. Para tanto, através de uma revisão da literatura utilizando as linhas de pesquisa mais recentes que abordam gestão de design, empreendedorismo e inovação, além de pesquisa documental e entrevista semi estruturada sobre os programas de aceleração e incubação do Porto Digital, cujos resultados refletem que área da gestão do design ainda é pouco conhecida, mesmo em um ambiente propício para o fomento da inovação, bem como os esforços das etapas do processos de incubação e aceleração aparentemente focam no desenvolvimento do produto, em detrimento às outras funções do negócio, além disso, as teorias estudadas mostram-se focadas em grandes organizações, o que caracteriza a carência de estudos específicos para essa modalidade de empresa em questão.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectInovaçãopt_BR
dc.subjectEmpreendedorismopt_BR
dc.subjectGestão do designpt_BR
dc.titleComo os processos de design podem contribuir para o desenvolvimento da capacidade inovadora em empresas startups: um estudo sobre o Porto Digitalpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2743071046549107pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9138096051015150pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Designpt_BR
dc.description.abstractxIn recent years, innovation has been an important word in business, but in the universe of companies known as startups, to innovate is an existential condition. Entrepreneurs want their small businesses to gain scale and agility in the consumer market with their creative and disruptive ideas. However, because they are different from traditional companies, these businesses need management models that understand their singularities and allow the establishment of a reality compatible with their resource limitations, to continue innovative and competitive in Brazil, whose mortality rate is still Is high. Based on these motivations, the present study analyzed the structure of growth entrepreneurship and innovation of the Digital Port, to relate the methodologies used by the cluster with the design management, whose processes can stimulate the development of the innovative capacity of these young organizations to implement an approach of project management in a project and collaborative way as part of the identification of innovation opportunities in the current environment in which the startups are inserted. Through a review of the literature using the latest research lines that address design management, entrepreneurship and innovation, as well as document research and semi structured interview on the acceleration and incubation programs of the Porto Digital, whose results reflect that area of design management is still little known, even in an environment conducive to fostering innovation, as well as the efforts of the stages of incubation and acceleration processes apparently focus on product development, to the detriment of other business functions.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Design

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
IsabelaMariaRaposoMoroni_versaoBC.pdf8,05 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons